Além de atrasada, a reconstrução do terminal do Ouro Verde, na zona norte de Londrina, também está mais cara. A prefeitura formalizou um aditivo no contrato no valor de R$ 526 mil, o que representa 7,17% do saldo remanescente da obra. O montante havia sido solicitado pela empresa, de Cascavel (Oeste), em abril e corresponde à variação de preços de materiais em relação à data da apresentação da proposta, que foi maio de 2022.

O "reajuste de aniversário", que tem como base o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), é uma previsão na lei de licitações. Esta é a terceira vez que o contrato é aditivado financeiramente. A primeira readequação foi de R$ 596 mil e a segunda de R$ 920 mil. O serviço, que tinha custo inicial de R$ 12,6 milhões, agora está em R$ 13,1 milhões.

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A construção do terminal começou em julho do ano passado e previsão de término em junho de 2023, prazo que não se cumpriu. O município liberou, no total, mais três meses, que venceram no último dia dez de outubro. Em ofício enviado pelos engenheiros da secretaria municipal de Obras e Pavimentação à CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), os servidores destacaram que os trabalhos foram concluídos e que atualmente a empreiteira “está executando apenas melhorias e correções nos acabamentos.”

“Para o devido funcionamento do terminal ainda resta a execução da ampliação da rede de esgoto, serviço que não faz parte do escopo contratual e que está sendo providenciado pela CMTU em contato direto com a Sanepar. Para completa desmobilização da construtora é necessário a liberação pela CMTU para a contratada desmontar o terminal provisório e, posteriormente, enviar em local indicado os materiais a serem reaproveitados”, ressaltaram.

O terminal do Ouro Verde teve a estrutura ampliada em quase cinco vezes, passando de 820 metros quadrados de área construída para mais de 3.800 metros quadrados. Outra mudança é o aumento no número de faixas para os ônibus, que antes eram duas e agora são três. Diariamente, cerca de 6.500 pessoas circulam pelo local, movimentando, em média, 13 mil passagens, em 14 linhas do sistema de transporte coletivo.

TRINCHEIRA

Se a obra do terminal está perto do desfecho final, a trincheira da avenida Leste-Oeste, na área central, está seguindo caminho oposto. Faltando menos de dois meses para a data de entrega (26 de dezembro), a construção está com 73,15% de execução, ou seja, ainda restam cerca de 26% de intervenções a serem feitas. Em despacho administrativo enviado pela secretaria municipal de Gestão Pública à Obras e Pavimentação, o responsável pela pasta alertou sobre a possibilidade da trincheira ficar pronta somente no ano que vem.”

“Necessário diligenciar-se junto à Obras para apurar sobre o andamento da obra da trincheira, que apesar de atingir mais de 70% de execução, apresenta fortes evidências de que não será finalizada até o prazo contratual, em que pese o cronograma vigente tenha sido proposto pela própria empresa, sendo necessário explicitar-se que providências estão e serão tomadas para cumprimento do prazo contratual”, pontuou Fábio Cavazotti.

No mesmo documento, o secretário questionou o motivo da pintura da estrutura não ter sido incluída no projeto, o que foi debatido ainda em 2020. “Houve, da parte da secretaria de Obras, a indicação de que tal serviço seria incluído no projeto, sendo inclusive apresentadas imagens ilustrativas com o túnel pintado. Recentemente, em visita à obra, veio a informação de que a pintura não foi incluída na licitação para execução do túnel, o que demanda, neste momento, uma licitação específica para pintura.”

A construção teve início em janeiro de 2021 e previsão de término no começo deste ano. O custo é de 34,8 milhões.

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