A dona de casa Audrei Célia, 40 anos, e a estudante Gilmara Moreno, 30, têm em comum o hábito de evitar dirigir na estrada. Em especial, nos dias de chuva ou neblina. E também não titubeiam em interromper a viagem por alguns momentos para não correr risco de acidentes por causa de condições climáticas adversas.

''Chego a parar quando a chuva é forte. Procuro um lugar adequado, como um posto de gasolina ou um trecho de acostamento. Na serra, é ainda mais complicado'', opina Audrei. Ela acrescenta que outro cuidado é usar o farol baixo quando é impossível deixar de trafegar na neblina. A filha Gilmara é ainda mais radical e diz que não dirige fora da cidade, independentemente do clima. ''Tenho medo de dirigir nas estradas'', diz.

Quanto pior o clima, maior a cautela. Essa é a receita do lavrador Aristides Och Santos Júnior, 32, para não evitar acidentes. E quando a chuva é muito forte, recomenda, o melhor é procurar um local seguro para parar até que o tempo melhore. ''Tem dia que não é favorável para a gente viajar. Aí só se deve sair na estrada se houver uma causa urgente'', destaca.

Por força da profissão, o entregador Rodrigo Cristiano Pereira, 27, fica ainda mais exposto aos riscos. Há um ano e meio, ele percorre as ruas da cidade sobre duas para levar refeições ao cliente do restaurante para o qual trabalha. Ele também já enfrentou neblina ao descer serra em direção ao litoral. ''Aí o ideal é andar devagar e seguir a faixa amarela do asfalto'', ensina.(F.R.F.)

Cuidados ao trafegar sob chuva forte ou neblina

- Evitar excesso de velocidade
- Manter distância segura em relação ao veículo da frente
- Trafegar com os faróis acesos
- Não usar luz alta nos trechos de neblina intensa
- Obter informações sobre as condições da pista e climáticas antes do início da viagem
- Acionar socorro da concessionária de pedágio do trecho ou da Polícia Rodoviária Estadual no caso de acidentes. O telefone da polícia é 198

Fonte: Polícia Rodoviária Estadual