Imagem ilustrativa da imagem Projeto prevê reajuste anual da Zona Azul em Londrina
| Foto: Anderson Coelho



O valor cobrado pela Zona Azul pode passar a sofrer reajustes anuais, conforme o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal de Londrina. O texto prevê o reajuste no mês de março com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), acumulado entre fevereiro e janeiro.

A última vez que a tarifa subiu foi em novembro de 2016, quando o preço da hora da Zona Azul passou de R$ 1,40 para R$ 1,70. Em nove meses, o acumulado do INPC é de 1,19% em 2017.

Outra mudança proposta pelo Projeto de Lei é a cobrança em dobro para uso das vagas reservadas para carga e descarga com prazo máximo de permanência de 45 minutos. Além disso, a matéria propõe que a cobrança será fracionada em 15 minutos. "O valor cobrado pela fração inicial será o mesmo das frações subsequentes e, necessariamente, deverá representar parcela aritmética proporcional ao custo da hora integral", explica. O motoristas ainda deverá utilizar um cartão de estacionamento específico para uso do espaço.

Já os motociclistas seguem isentos da cobrança, mas só poderão estacionar os veículos nas vagas específicas sob pena de multa de trânsito. O Município ou a responsável pela cobrança não se responsabilizam em guardar ou vigiar os veículos, apesar da cobrança.

O Projeto de Lei foi encaminhado pela presidência da Casa à Comissão de Justiça da Câmara Municipal.