Pitanga - Problemas estruturais graves, como ruas esburacadas, estradas rurais abandonadas e um parque de máquinas deteriorado levaram a administração municipal de Pitanga (Centro) a implantar o Programa Cidadania nos Bairros, que tem como lema ''Direito do cidadão é levado à população''. A primeira edição foi realizada em maio e o programa segue até o final da atual gestão, acontecendo durante as três primeiras semanas do mês na zona urbana e na última semana na rural, que abriga 45% da população do município. O ''Cidadania Rural'', que começou ontem e segue até 4 de julho, é uma novidade e será realizado nas localidades de Rio do Susto, São Berto e Três Tombos.

Durante o programa, em parceria com os moradores, são realizadas atividades em diversas áreas. Inscrições para casamento comunitário, gincanas e exercícios físicos, visitas e encaminhamentos para projetos, conscientização sobre a dengue, exames preventivos de câncer de colo de útero e ônibus-biblioteca são alguns dos serviços oferecidos.

O meio ambiente também é agraciado. Em cada edição do projeto são distribuídas 600 mudas de árvores para os estudantes e comunidade, como forma de conscientização e preservação da natureza. Os pequenos animais recebem cuidados veterinários com aplicação de vermífugos. Operários e voluntários distribuem cascalhos nas ruas, para que no futuro recebam o asfalto, e também fazem a limpeza e removem os entulhos.

As mulheres ganham tratamento especial com cortes de cabelo, manicure e pedicure. Mariana Bueno da Silva, 80 anos, fez as unhas e um melhorou o visual. ''O serviço foi bem feito, gostei e vou voltar'', afirmou. No final de cada edição acontece o concurso Garoto e Garota Destaque e a Noite de Talentos. ''Estamos mobilizando nossa região para sensibilizar o governo do estado para fazer justiça e oficializar Pitanga como sede de microrregião, com núcleos da saúde, da agricultura e toda infraestrutura necessária'' , disse o prefeito Altair José Zampier (PR).

O programa teve início com uma brincadeira. No começo do ano, o prefeito elogiava a limpeza de uma escola e acabou fazendo um acordo com as crianças para que a partir daquele momento elas ajudassem a manter a cidade limpa. Assim nasceu o ''Cidadania nos Bairros''.

Segundo Zampier, o programa busca ''a criança que não está estudando, as que não têm registro de nascimento, as que têm problemas de saúde e não foram atendidas, as famílias que não estão inscritas num programa social do governo federal por falta de informação.'' Para o prefeito, as pessoas precisam receber o que têm direito e não ficar apenas no modelo paternalista. ''Cidadania não é só receber, é também fazer sua parte'', defendeu.

Atração turística -

Pitanga abriga um pedaço do Caminho de Peabiru. Mata silvestre, cachoeiras, canto dos pássaros. Nessa época do ano, o céu azul e o frio intenso pairam no local. A água espelha os dourados reflexos do sol que alteram sua cor e aspecto, dependendo do ângulo em que é olhada, principalmente ao entardecer, quando o sol está quase a se por no horizonte, a água apresenta tonalidades avermelhadas. Talvez por isso o local seja chamado de místico.

''O caminho de Peabiru será transformado nos próximos anos num produto elaborado de turismo em nível estadual'', afirmou o diretor de turismo, Vanderlei Vidal de França.