Imagem ilustrativa da imagem Professores fazem ato para relembrar os 28 anos do 30 de agosto
| Foto: Mariana Franco Ramos



Milhares de professores da rede estadual de ensino vieram à Curitiba para marcar os 28 anos do Dia de Luto e de Luta, e marcharam na manhã desta terça-feira da Praça Santos Andrade até o Palácio Iguaçu. À tarde, o grupo que veio dos 29 núcleos regionais da Educação no Estado também participou da sessão na Assembleia Legislativa do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Professores fazem ato para relembrar os 28 anos do 30 de agosto



O fatídico 30 de agosto de 1988 foi marcado pela truculência em que o então governador do Paraná, Álvaro Dias, tratou o protesto dos professores na Praça Nossa Senhora de Salete. Na ocasião, a Polícia Militar recebeu ordens para fazer uso de cavalos e bombas a fim de conter os manifestantes. De lá para cá, os professores utilizam a data para reinvindicar melhores condições de trabalho e para a educação.

Pelos números do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP- Sindicato), 7 mil pessoas participaram do ato, já a Polícia Militar informou que foram 5,5 mil. O presidente da App-Sindicato Hermes Leão destacou a necessidade de "consolidar os direitos conquistados por décadas e que estão bastante ameaçados na atualidade". Nesse sentido, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) reforçou o compromisso de que irá chamar cerca de 300 remanescentes do concurso público feito em 2013 e dar andamento aos concursos para a contratação de funcionários de escolas.

Sobre o pagamento das promoções atrasadas, a Seed segue repetindo a justificativa de que só poderá tratar disso em 2017, dada a indisponibilidade de recursos do governo estadual para este ano.