A dengue pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, crianças e idosos correm mais riscos de complicações causadas pela doença que as demais vítimas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, das 310 mortes registradas no primeiro semestre deste ano em todo o Brasil, 73 foram de doentes com menos de 15 anos de idade (23,5%). Dos 8.102 casos graves no mesmo período, foram identificados 2.794 em crianças e adolescentes (34%).
De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Londrina, Léia Pereira, isso acontece porque crianças e os idosos geralmente apresentam fragilidade imunológica. ''Isso facilita o agravamento do quadro clínico da dengue'', explica.
Léia ressalta entretanto que em Londrina essa realidade é diferente. ''Crianças e idosos sempre foram os principais focos das nossas campanhas. Por isso não registramos nenhum óbito por dengue em crianças ou pessoas com mais de 65 anos este ano em Londrina'', ressalta. (M.R. com Agência Brasil)