Melhorias no espaço localizado no centro de Londrina foram reivindicadas pelos moradores
Melhorias no espaço localizado no centro de Londrina foram reivindicadas pelos moradores | Foto: Fotos: Gina Mardones



O Bosque Central de Londrina começou a receber reformas para melhorar o ambiente e permitir que a comunidade que vive no entorno do parque volte a frequentá-lo. A prefeitura tomou a decisão de fazer a reforma após reclamação dos próprios moradores, que alegam não conseguir frequentar o local por falta de segurança, iluminação e pela situação precária do calçamento.

"É um espaço público lindo que estava abandonado", apontou o prefeito Marcelo Belinati em entrevista à FOLHA, nesta segunda-feira (24). Segundo ele, nesta etapa serão realizados poda de árvores, troca das lâmpadas por alternativas mais potentes, limpeza dos globos de iluminação, reforma nas calçadas internas, na quadra e no parque infantil.

Além disso, a Guarda Municipal deve aumentar as rondas para garantir mais segurança. "Acreditamos que, quando as pessoas voltarem a frequentar o Bosque, a segurança acabará aumentando", analisou o prefeito. Há planos de realizar eventos no local para incentivar a presença da vizinhança.

"Quando as pessoas voltarem a frequentar o Bosque, a segurança acabará aumentando", afirma o prefeito Marcelo Belinati
"Quando as pessoas voltarem a frequentar o Bosque, a segurança acabará aumentando", afirma o prefeito Marcelo Belinati



Outro desafio da administração municipal é o controle das pombas que, há anos, afastam os frequentadores do Bosque por causa do excesso de fezes. "É um problema antigo da cidade", disse o prefeito, ressaltando que a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está estudando alternativas para o controle "natural" dos animais.

O secretário municipal de Obras, João Verçosa, esclareceu que neste primeiro momento a ideia é realizar as obras com recursos já disponíveis, aproveitando a mão de obra e material de construção do estoque da administração pública. "Vamos revitalizar o que está pior, mas o objetivo final será uma reforma completa", garante. A pista de caminhada, praticamente sem uso pela população, não será contemplada neste fase.

Conforme informações divulgadas pela assessoria de comunicação da prefeitura, a segunda etapa da reforma depende do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), que irá elaborar um edital de chamamento para execução de projetos de revitalização do local. Para colaborar com o Ippul na elaboração deste chamamento, os moradores do entorno do Bosque pretendem criar a "Associação dos Amigos do Bosque", para ser o elo entre o poder público e a comunidade.

A terapeuta Iraceles Veríssimo é uma das integrantes do grupo. Ela conta que os moradores entraram em contato primeiramente com a vereadora Daniela Ziober para alertar sobre a necessidade de cuidados com os animais que vivem no parque. "Ela encaminhou nossa demanda para a prefeitura e veio o convite para participarmos de uma reunião", contou.

O objetivo da entidade, que já começou a ser formatada, é colaborar com a prefeitura nos cuidados com o local. "É um espaço abandonado que os moradores do Centro não frequentam. Vamos estar sempre presentes para denunciar quando houver problemas. Já temos mais de 30 pessoas envolvidas", revelou.

O aposentado Sebastião Antônio Batista, 74, mora na rua Pará e passa diariamente pelo Bosque, mas não tem mais coragem de permanecer no local. "É sujo e não tem segurança. Além disso, as calçadas são precárias e podem provocar acidentes", lamenta ele, para quem "já passou da hora do local receber reformas". "O Centro inteiro precisa de mais cuidados", sentenciou.

O comerciante Márcio Araújo levou o neto para brincar no parque infantil do Bosque e confirmou que o local precisa de melhorias. "Está tudo abandonado, o que é uma pena, pois as crianças que moram nos prédios do Centro ficam sem ter onde brincar", lamenta. Ele conta que, na infância, frequentava o Bosque para jogar futebol e se divertia muito. "Seria ótimo se atividades como essa voltassem a acontecer."