Desde o final do ano passado toda rede de atenção básica de Ibiporã é atendida com internet via rádio
Desde o final do ano passado toda rede de atenção básica de Ibiporã é atendida com internet via rádio | Foto: Núcleo de Comunicação Social da PMI



Enquanto alguns municípios correm contra o tempo para implantar o Prontuário Eletrônico Cidadão dentro do prazo exigido pelo Ministério da Saúde (dezembro),
outros estão com o processo adiantado ou concluído. São os casos de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) e Maringá (Noroeste).
Na Cidade Canção todas as unidades básicas de saúde (UBS) estão informatizadas e integradas ao E-SUS. O sistema de gerenciamento foi iniciado em 2008, desenvolvido pelo setor de tecnologia e informação da Secretaria Municipal de Saúde e concluído em 2013. "Foi um processo longo, mas desde a implantação do E-SUS fizemos a integração dos sistemas e uma vez por mês enviamos as informações ao Ministério", explicou Andreia Cristina de Souza, gerente de Tecnologia e Informação da Secretaria de Saúde de Maringá.
Maringá não usa mais prontuários de papel e o cidadão tem acesso as suas informações médicas via internet pelo Portal Saúde Maringá. Ele recebe o Cartão Saúde Maringá com um número do seu prontuário e retira uma senha na UBS. "Com o cartão, ele acessa o histórico de atendimento, tem informação sobre agendamento de consultas e resultados de exames", explicou Andreia.
A gerente afirmou que a implantação do sistema diminuiu o tempo de espera do paciente, eliminou o volume de papel e otimizou o serviço. "O serviço fica mais rápido e qualificado", disse Andreia. Os prontuários antigos estão sendo digitalizados. A Secretaria também iniciou a implantação do sistema na Unidade de Pronto Atendimento (UPA, na zona sul), para integrá-la com as UBS.
A Prefeitura de Maringá está cedendo gratuitamente aos municípios que tiverem interesse o código fonte do software utilizado pela Secretaria de Saúde. Com ele, as prefeitura terão que investir apenas na implantação do sistema, ao invés de gastar com desenvolvimento de um programa próprio. Cinco municípios já solicitaram o código fonte: Guarujá (SP), Ourinhos (SP), Itápolis (SP), Ponta Grossa (Campos Gerais) e Mangueirinhas (Sudoeste). "A vantagem é que eles terão um software já integrado com o E-SUS", comentou Andreia.

COMPRA E TREINAMENTO
Ibiporã também tem um sistema próprio e está trabalhando na integração dos dados com o E-SUS. De acordo com a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, o programa municipal não é tão amplo como o ministério pede, mas uma equipe está trabalhado para fazer as adequações e a integração.
Desde o final do ano passado toda rede de atenção básica é atendida com internet via rádio para dar agilidade ao processo e todas as unidades estão informatizadas. "Investimos na compra de computadores e fazemos treinamento para os profissionais. Temos um local, que chamamos de lan house da Saúde, onde são feitas as capacitações no nosso sistema e no E-SUS", explicou Leilaine.

APUCARANA
Em Apucarana (Centro-Norte), os prontuários ainda são de papel. De acordo com o secretário de Saúde, Roberto Kaneta, nos próximos dias ele vai discutir com o setor de tecnologia da prefeitura para definir como fazer a implantação do prontuário eletrônico. Segundo ele, a Secretaria tem um sistema próprio e computadores, mas é preciso avaliar a parte de infraestrutura do sistema e como integrá-la a plataforma do governo federal.