Londrina recebe, entre 13 e 15 de maio, mais uma edição do Pint of Science. O evento internacional foi criado na Inglaterra em 2013 e tem a proposta de levar para os bares e restaurantes da cidade discussões científicas, dialogando com as pesquisas produzidas na academia. Londrina está na rota do festival desde 2018 e, neste ano, a programação prevê palestras que tratam de temas como a influência da IA (Inteligência Artificial) no comportamento humano e o futuro da edição genética.

À FOLHA, o coordenador do Pint of Science em Londrina, Adriano Almeida, ressalta que o evento já é uma referência quando se fala em divulgação científica.

“O Pint of Science, com uma linguagem do dia a dia, descontraída, leva para os bares e restaurantes da cidade esse bate-papo para divulgar o que é produzido na academia. E Londrina produz muito material que é importante e impacta no dia a dia das pessoas”, afirma o coordenador.

As palestras ocorrerão nos bares Cheers Irish Pub, Amadeus Bierhaus, St. Peter’s Beer & Steak e Tribos Brew Pub, além do Armazém do Café. No total, são 21 palestrantes. A participação é gratuita e não é necessário se inscrever.

O coordenador explica que ano a ano, devido à quantidade de temas relevantes discutidos no evento, o público vem aumentando. São esperadas cerca de 800 pessoas nesta edição. “Os bares recebem, praticamente, na segunda, terça e quarta, o que seria um público de sábado”, resume Almeida.

Em Londrina, o Pint of Science é realizado pelo projeto Ciência Pé Vermelho, iniciativa que também busca levar para a comunidade o que é produzido dentro das instituições.

“Como o Pint of Science faz parte de um festival mundial, ele acontece sempre na mesma data em maio. E nós, vislumbrando um futuro para essa divulgação científica e não ficar somente em maio, propomos criar o Ciência Pé Vermelho e dar continuidade durante o ano”, acrescenta. "O Ciência Pé Vermelho vai continuar fazendo eventos nos bares, levando outros temas e outros assuntos relevantes dessa produção da cidade."

O Pint of Science será lançado nesta quinta-feira (9), às 10h30, no auditório da Prefeitura de Londrina. Além do prefeito Marcelo Belinati (PP), o presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, deve participar do lançamento.

Imagem ilustrativa da imagem Pint of Science leva produção científica para os bares de Londrina
| Foto: Divulgação - Agência UEL
Imagem ilustrativa da imagem Pint of Science leva produção científica para os bares de Londrina
| Foto: Divulgação - Agência UEL
Imagem ilustrativa da imagem Pint of Science leva produção científica para os bares de Londrina
| Foto: Divulgação - Agência UEL