Espaço de lazer, segundo a Sema, está aberto das 8h às 18h; a entrada é franca
Espaço de lazer, segundo a Sema, está aberto das 8h às 18h; a entrada é franca | Foto: Marcos Zanutto



O Parque Municipal Arthur Thomas, localizado na rua da Natureza, 155, no Jardim Piza (zona sul de Londrina), foi reaberto ao público nesta semana. A visitação pública pode ser feita de segunda a segunda, das 8h às 18h. A entrada é franca. As trilhas para visitação foram liberadas na última segunda-feira (11) pela Sema (Secretaria Municipal de Ambiente). Elas estavam interditadas desde o dia 20 de novembro para garantir a segurança dos visitantes, visto que ocorreram diversos estragos devido aos ventos e as chuvas fortes.

Na semana passada, os técnicos da secretaria fizeram a limpeza da área interna e externa do parque, retirando os entulhos e sujeiras trazidas pela força da água e arrumaram os locais onde os guarda-corpos estavam quebrados. Os materiais plásticos retirados foram encaminhados à reciclagem e os restos de trocos e galhos foram levados à Fazenda Refúgio para trituração e que, posteriormente, servirão de adubo.

"Agora, todas as trilhas estão abertas à visitação. As famílias podem vir aproveitar esse espaço de contemplação da natureza, de paz e de tranquilidade para fazer piqueniques e caminhada", disse o engenheiro agrônomo e diretor de operacional da Sema, Paulo Roberto Guilherme. É permitido levar alimentos ao parque, desde que sejam consumidos fora das trilhas de caminhada. Porém, o cidadão não pode entrar com bebida alcoólica e nem alimentar os animais silvestres. Além disso, é expressamente proibido caçar ou pescar no local.

ESPAÇO
A Unidade de Conservação Municipal Parque Arthur Thomas foi aberta ao público em 10 de dezembro de 1987, com um lago artificial, pedalinho, lanchonete, zoológico, mirante, área para descanso e viveiros de mudas. Em maio de 1994, o espaço foi nominado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) como Parque Municipal.

A tempestade do dia 20 de novembro resultou em prejuízos de R$ 3,7 milhões, segundo informações da prefeitura. O parque foi local com prejuízo mais significativo, representando cerca de R$ 3 milhões do montante total devido ao volume de terra e barro que desceu para o lago, destruição de parapeitos, trilhas e exposição da tubulação de esgoto.