O assessor executivo da Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que a transferência no atendimento da UBS do Novo Amparo para o Milton Gavetti foi motivada exclusivamente pela preocupação com a integridade dos servidores e com a população que é usuária da unidade. "Nós não fechamos. Apenas transferimos o atendimento para outra unidade para que a população não fique desassistida", declarou.
Questionado se a secretaria iria disponibilizar o transporte de usuários, como é feito com a população que era atendida pela UBS Maracanã/Panissa (zona oeste) e tem que se deslocar para a UBS Tóquio, Machado afirmou que são situações diferentes. "No caso da UBS Maracanã/Panissa, a unidade foi afetada pela chuva (de janeiro de 2016) e foi preciso uma operação de guerra para garantir o atendimento. Já no Novo Amparo, não pensamos em nada para transportar para a do Milton Gavetti, porque acreditamos que a situação será temporária e, baseados em um outro incidente semelhante que aconteceu em novembro, em dois dias a situação deve estar normalizada", calculou. No caso da zona oeste, a unidade do Panissa está interditada até agora e os usuários são levados para o Tóquio em um micro–ônibus cedido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema Cismepar).
Machado argumentou que pela proximidade das duas unidades, a equipe não se atentou em disponibilizar um aviso sobre qual linha de transporte coletivo é preciso pegar. "Mas vamos providenciar isso", garantiu.
Questionado se há alguma outra unidade em situação semelhante ou próxima de bairros que inspirem cuidados dos servidores por causa da falta de segurança, Machado afirmou que a Secretaria de Saúde não realiza o mapeamento das unidades de acordo com as áreas de risco. Garantiu, porém, que se situação semelhante fora verificada em outra região o procedimento será o mesmo, de transferência da equipe para uma unidade mais segura até que a situação se normalize.
Sobre a rajada de tiros e o policiamento da região, a Polícia Militar afirma que houve a intensificação do patrulhamento da área. A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, por sua vez, instaurou inquéritos já possui alguns nomes que estão sendo investigados, mas que não serão divulgados por enquanto. (V.O.)