Curiosos e ativos, os furões - também chamados de ferrets - encantam pelo espírito aventureiro e pela mania de coletar objetos e guardar em ninhos. De aparência meiga, esses bichinhos demandam muitos cuidados dos donos, que precisam ter disponibilidade para brincar e espaço físico adequado para abrigá-los, pois quando soltos pela casa sem supervisão, fazem ''artes'' como construir ninhos em sofás ou coletar objetos dos donos. Por serem muito curiosos, também colocam-se em risco ao entrarem em vasos sanitários ou saírem por janelas localizadas em andares altos.

A arquiteta Arethuza Falqui Marigo é dona de três furões. Apaixonada pelo comportamento ativo da espécie, ela conta que são animais carinhosos e brincalhões, o que compensa o trabalho. ''Eles fazem cocô e xixi o dia inteiro'', conta ela, que adaptou o próprio quarto à rotina dos 'pets', com tocas, brinquedos e uma porta de vidro difícil de escalar. ''Também troquei o piso para ficar mais fácil de limpar'', diz.

O médico veterinário Élcio Sanvido, proprietário do pet shop Ferrets, que comercializa os animais, confirma que os furões precisam ficar em local adaptado. ''É recomendável deixá-los em gaiolas quando estão sozinhos, para que não corram riscos.''

Segundo ele, a espécie não é agressiva e, com treinamento, torna-se capaz de fazer xixi e cocô em uma caixa com areia para gatos. ''Eles também aprendem a atender pelo nome'', afirma. De rápida reprodução, os furões comercializados legalmente, com licença do Ibama, são todos castrados e dotados de um chip para identificação. ''Se forem soltos, dá para saber quem é o dono.''

Sanvido orienta que os furões sejam vacinados contra raiva e cinomose, que pode ser transmitida por cachorros. Sensíveis ao calor, precisam ser protegidos das altas temperaturas e ter água e comida sempre à disposição. Os animais legalizados são todos importados e custam em torno de R$ 1,7 mil. (C.A.)