Curitiba - O ônibus biarticulado que estava dentro de uma loja, na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava e Travessa da Lapa, foi removido do local. A operação de retirada, comandada pela Comissão de Segurança e Edificações (Cosedi) da Prefeitura de Curitiba, começou às 15 horas de quarta-feira e só terminou quase por volta da 1 hora da madrugada de ontem. O escoramento do prédio, que corria o risco de desabar, foi feito com estruturas metálicas.
Ontem, as obras de recuperação da estrutura do local já haviam começado. A previsão é que elas sejam finalizadas dentro de uma semana. Segundo o engenheiro civil da Cosedi, Jorge de Castro, o risco de desabamento já não existe mais. Ainda assim, a loja de motocicletas e o hotel que funcionam no lugar continuam interditados. Não há data de liberação para o funcionamento. De acordo com engenheiro, tanto os custos da remoção quanto as obras estão sendo custeadas pela empresa Transporte Coletivo Glória, responsável pelo biarticulado.
A remoção do veículo exigiu muito trabalho dos envolvidos. Depois da retirada dos escombros que ainda estavam no local, o teto foi escorado com estruturas metálicas. Mesmo sem o risco do desabamento, o biarticulado só pôde ser guinchado por volta das 11h50 de quarta-feira, depois de parte do teto do veículo ser cortada. "O ônibus estava prensado na estrutura, entalado dentro do prédio", explica engenheiro. Durante a remoção, a Travessa da Lapa e uma das pistas da Visconde de Guarapuava foram bloqueadas.
O biarticulado invadiu a loja na noite de domingo, depois de um acidente de trânsito. Um carro teria avançado o sinal vermelho na Visconde de Guarapuava e colidiu com o ônibus, que, desgovernado, invadiu o prédio. A remoção do biarticulado foi adiada devido ao risco de desabamento e à espera da conclusão de laudos de outros engenheiros afirmando que a retirada não iria danificar o ainda mais o edifício.