Neste sábado (16), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realiza o mutirão de limpeza Bota Fora Contra a Dengue, no Jardim Novo Amparo, zona norte. O intuito da ação é incentivar que os moradores façam o descarte de qualquer lixo e material que possa armazenar água e se tornar um possível criadouro para o mosquito Aedes aegypti. O Novo Amparo é umas das regiões da cidade que registra alto índice de infestação do mosquito da dengue e grande incidência de casos positivos.

Os trabalhos começaram nesta sexta (15), com equipes da coordenação de Endemias entregando sacos de lixo verde e realizando a orientação da população do bairro para que limpem seus quintais e coloquem para fora todo material que possa acumular água e se tornar um criadouro para o mosquito da dengue. O material descartado será recolhido pelos caminhões da CMTU, que vão trabalhar no sábado (16) das 7h às 18h.

Além desse trabalho, o mutirão conta com máquinas que farão a limpeza de áreas públicas com descarte ilegal de lixo. O material recolhido será separado e destinado corretamente pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização. Também no sábado (16), das 8h às 13h, os agentes de endemias da secretaria municipal de Saúde vão vistoriar as casas do bairro para se certificar de que todos os possíveis criadouros do mosquito foram retirados.

Boletim da dengue

De acordo com boletim divulgado na quinta-feira (14) pela secretaria municipal da Saúde, Londrina registrou até o momento um total de 18.426 notificações de suspeita de dengue, dos quais, 5.803 já se tornaram casos confirmados e 4.367 foram descartados. Ainda estão em análise 8.256 casos suspeitos. Nove óbitos foram confirmados decorrentes da contaminação pelo vírus da dengue. (com informações do N.Com)