A Câmara Municipal de Londrina (CML) sediou ontem o lançamento oficial do "Novembro Azul", campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e dos cuidados com a saúde. Neste ano, o Hospital do Câncer também adere às celebrações devido ao bom resultado que tem obtido com a campanha Outubro Rosa, promovido para incentivar a prevenção do câncer de mama.
O câncer de próstata é o segundo que mais mata os brasileiros, mas, mesmo assim, quase a metade dos homens nunca foi ao urologista, segundo estimativas oficiais.
Ainda pelas estatísticas, um a cada seis homens será acometido pela doença.
De acordo com o urologista do Hospital do Câncer Paulo Emílio Fuganti, quando diagnosticado em estágio inicial, a chance de cura chega a 90%. O principal entrave ainda é o preconceito com o exame de toque, necessário para detectar a doença. "Mas o homem não costuma fazer prevenção de nada, diferente das mulheres. Por isso, elas vivem mais", afirmou o médico. De acordo com ele, a falta de prevenção leva a outros fatores, como problemas na família e ausência no trabalho, entre outros.
Além do exame tradicional, o exame de sangue também é utilizado para detectar a doença, mas só acusa o câncer em estágio mais avançado. Fuganti afirma que o toque, além de ser rápido, não tem custos e permite identificar outras enfermidades, como câncer retal.
A gerente de ações estratégicas do hospital, Mara Fernandes, afirma que a entidade vai aderir a partir deste ano promovendo ações semelhantes às que faz durante o mês de outubro, mas voltadas para o público masculino, como carreatas e partida de futebol.
O vereador Júnior Santos rosa (PSC) afirma que a adesão do Legislativo ao Novembro Azul é uma forma de incentivar a cultura de cuidados com a saúde por parte dos homens. "Temos de vencer esse preconceito e a campanha ajuda a incentivar o cuidado com todo o corpo", disse.