CMTU retirou 36 caminhões de entulhos da área; foi realizado também o plantio de mudas de árvores
CMTU retirou 36 caminhões de entulhos da área; foi realizado também o plantio de mudas de árvores | Foto: Saulo Ohara



Do quintal da dona de casa Leonilda Ribeiro de Oliveira, o cenário é outro. A montanha de lixo que tomava conta do terreno na rua Delegado Matias Sampaio deu lugar a uma ampla vista do horizonte. Ela só espera que isso não dure pouco tempo. Moradora há 10 anos do conjunto São Lourenço, na zona sul de Londrina, Oliveira conta que a prefeitura realiza esporadicamente a retirada do lixo e a capina do mato no local, mas que em questão de dias a população volta a utilizar o terreno como "lixão". A área fica no fundo de uma escola municipal.

A última limpeza ocorreu no dia 1º de março e resultou na retirada de 36 caminhões de entulhos. Placas para evitar novos descartes foram fixadas no terreno, com os telefones da Força Verde, Sema (secretaria municipal do Ambiente) e CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). A ideia é que a população comunique tais órgãos diante de um situação de despejo clandestino de resíduos. Essa prática é considerada crime pelo Código de Posturas do município (Lei nº 11.468/2011), sob pena de multa de até R$ 3 mil. "Não sei se resolve muito, porque o que mais vejo é carro jogando o lixo pela janela para não ser visto. Ninguém respeita nada. É muita falta de educação", desabafa a moradora.

Além das placas, mudas de 50 árvores foram plantadas ao redor do terreno. O plantio foi realizado por alunos e professores das escolas Municipal Eugênio Brugin e da Estadual Professora Vani Ruiz Viessi. Géssica Garcia, que também mora em frente à área, diz que espera alguma mudança após essa ação.
"Tomara que a partir de agora seja diferente, pois a gente encontrava de tudo, desde sofá até material de construção e o pessoal colocava fogo em tudo. É preocupante pela fumaça, pela presença de insetos e principalmente, pela dengue", comenta.

O conjunto São Lourenço é um dos bairros da zona sul que enfrentam uma epidemia de dengue. Dos 190 casos confirmados no último levantamento da secretaria municipal de Saúde, divulgado no fim de fevereiro, 155 são da região. Além do São Lourenço, fazem parte da lista de bairros com alto risco de dengue os jardins Cristal, Franciscato, Jatobá, Novo Perobal, Santa Joana, Piazentin, Itapoã, Campos Elísios e o assentamento São Marcos.

SERVIÇO - Denúncias de descarte irregular de lixo podem ser feitas pelos telefones: 3372-4750 (Sema), 0800-6430303 (Força Verde) e 3379-7954 (CMTU)