O mutirão de limpeza Bota Fora Unidos Contra a Dengue, no conjunto Jamile Dequech, região sul de Londrina, começa nesta sexta-feira (22). Com a intenção de diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como a dengue, Chikungunya e zika vírus, agentes de combate a endemias da secretaria municipal de Saúde e equipes de limpeza da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) se unem para realizar a orientação da população do bairro e a retirada de materiais que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito.

O local de concentração das equipes para o início dos trabalhos será em frente à Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, na rua Olinto Pedriali, 255, a partir das 8h. Em seguida, os agentes de Endemias estarão nas ruas distribuindo sacos de lixo verde para os moradores do bairro e realizando a orientação da retirada dos materiais, que devem ser colocados nas calçadas para que a CMTU faça o recolhimento.

Os agentes também vão fazer a vistoria dos quintais após a limpeza, para se certificar que todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti foram retirados.

LEIA TAMBÉM:

= Após desistência da prefeitura, Estado negocia posse de terreno da Aeronáutica

Além disso, os caminhões da CMTU irão trabalhar o dia todo, na sexta-feira (22) e no sábado (23), percorrendo as ruas do bairro para fazer o recolhimento de todo material descartado pela população, e máquinas vão fazer a limpeza de locais públicos com descarte ilegal de entulhos. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização fará a separação e destinação correta de todo material recolhido durante o mutirão de limpeza.

CASOS

Londrina já contabiliza 21.545 notificações de casos de dengue em 2024, dos quais 7.629 foram confirmados e 5.281 foram descartados. Outros 8.635 casos suspeitos estão em análise. Infelizmente, já foram confirmados 13 óbitos causados pela da dengue.

Além dos casos de dengue, já foram registradas 16 notificações de casos de Chikungunya, em que dois foram descartados e dois confirmados, e 12 ainda estão em análise. Foi diagnosticado que um dos casos confirmados de Chikungunya é importado e o outro caso é comunitário.

PREVENÇÃO

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, por isso algumas ações da população são tão importantes no enfrentamento à doença:

- Não deixar água parada, eliminando os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evitando desta forma a procriação.

- Não acumular água em pratos de vasos de plantas. Colocar areia até a borda do pratinho.

- Não juntar vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, embalagem plástica e de vidro, copo descartável) e guardar garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

- Deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada.

- Limpar frequentemente as calhas e a laje das casas.

- Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e limpar uma vez por semana.

- Preservar o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas.

- Não jogar lixo em terrenos baldios, construções e praças.

- Permitir sempre o acesso do agente de combate a endemias em sua residência ou estabelecimento comercial. Ele sempre estará identificado com crachá e uniforme.

(Com informações do N.Com e Agência Estadual de Notícias)