Enquanto alguns municípios correm contra o tempo para implantar o Prontuário Eletrônico Cidadão dentro do prazo exigido pelo Ministério da Saúde (dezembro deste ano), outros estão com o processo adiantado ou concluído. São os casos de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) e Maringá (Noroeste).

Na Cidade Canção todas as unidades básicas de saúde (UBS) estão informatizadas e integradas ao E-SUS. O sistema de gerenciamento foi iniciado em 2008, desenvolvido pelo setor de tecnologia e informação da Secretaria Municipal de Saúde e concluído em 2013. "Foi um processo longo, mas desde a implantação do E-SUS fizemos a integração dos sistemas e uma vez por mês enviamos as informações ao Ministério", explicou Andreia Cristina de Souza, gerente de Tecnologia e Informação da Secretaria de Saúde de Maringá.

Imagem ilustrativa da imagem Municípios têm até dezembro para implantar PEC
| Foto: Núcleo de Comunicação Social da PMI



Ibiporã também tem um sistema próprio e está trabalhando na integração dos dados com o E-SUS. De acordo com a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, o programa municipal não é tão amplo como o ministério pede, mas uma equipe está trabalhado para fazer as adequações e a integração.

Desde o final do ano passado toda rede de atenção básica é atendida com internet via rádio para dar agilidade ao processo e todas as unidades estão informatizadas. "Investimos na compra de computadores e fazemos treinamento para os profissionais. Temos um local, que chamamos de lan house da Saúde, onde são feitas as capacitações no nosso sistema e no E-SUS", explicou Leilaine.

Londrina não deve conseguir implantar o PEC por falta de equipamentos. De acordo com o secretário de Saúde, Gilberto Martin, para o prontuário eletrônico ser implantado em Londrina faltam 700 computadores com um custo projetado de R$ 2,8 milhões. "Isso nós não temos e isso não vai acontecer até o final do ano", afirmou.

A plataforma digital vai permitir que os dados do paciente sejam transmitidos online ao Ministério de Saúde, que poderá acompanhar a produção das UBS. O prontuário poderá ser acessado de qualquer unidade de saúde do município. (Leia mais na edição de quarta-feira)