Maringá - A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá (Noroeste) inicia na próxima segunda-feira (10), a mudança de pontos de ônibus do terminal para ruas e avenidas centrais, preparando o início da demolição do Terminal Urbano, prevista para depois do dia 17. Os 65 pontos provisórios em abrigos permanecerão nesses locais até que o novo terminal seja construído.

A primeira etapa será a transferência de pontos de algumas linhas para a Rua Joubert de Carvalho, entre as avenidas Duque de Caxias e Herval. As outras alterações serão promovidas nos dias 13 e 17, quando outros pontos do terminal estarão na praça Raposo Tavares (que concentrará a maioria dos pontos), nas avenidas Tamandaré, Duque de Caxias e Brasil. As linhas de Sarandi, com pontos na Avenida João Paulino serão transferidas para a Avenida Brasil no dia 22.

Segundo informações da prefeitura, a localização dos novos pontos foi projetada levando em consideração o menor deslocamento do usuário que precisa fazer integração e se dirigir a outro ponto sem perder o coletivo.

Como as portas dos ônibus são posicionadas à direita e a maioria dos embarques e desembarques serão feitos na praça Raposo Tavares, a Semob irá inverter, na segunda, o sentido das travessas, paralelas à praça, Guilherme de Almeida e Júlio de Mesquita Filho. As sinalizações vertical, horizontal e semafórica serão alteradas no sábado (8) e domingo (9), com interdição parcial das vias neste dia. Para ampliar o espaço das vias e melhorar o fluxo de veículos, estacionamentos perpendiculares se tornarão paralelos nas travessas. O estacionamento da Praça Raposo Tavares também foi retirado para circulação de veículos.

Haverá também alteração na entrada e saída do estacionamento do quadrilátero da antiga rodoviária. A entrada será feita apenas pela Rua Joubert de Carvalho e a saída pela Avenida Tamandaré. Metade do estacionamento será reservado aos ônibus. Para reforçar a segurança na Raposo Tavares, que contará com grande fluxo de pessoas, a Guarda Municipal estará presente durante todo o dia no local.

A construção do terminal integra o programa de reestruturação do sistema de transporte coletivo que irá contar com os corredores de ônibus nas avenidas Morangueira e Kakogawa, e os terminais de integração nas praças Megumu Tanaka e Emílio Fajardo Espejo (Avenida Kakogawa), e na praça Ouro Preto (avenida Morangueira).

Funcionários da Semob e da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) iniciaram nesta quinta-feira a distribuição de panfletos aos usuários no terminal, com o mapa da localização dos novos pontos provisórios e as datas da mudança. Os ônibus também recebem um cartaz com o mapa.

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, ressaltou que os usuários devem entrar em contato com a Semob para informar falhas no sistema e outras situações que possam prejudicar o trânsito.