Arthur de Oliveira Batista tem entre os sonhos o desejo de ser Bombeiro Militar. Com apenas sete anos, o garoto já mostrou credenciais para a profissão: coragem, atenção e, principalmente, saber lutar pela vida. A criança, que mora com a mãe no jardim Ouro Verde, na zona norte de Londrina, está enfrentando um câncer. Mas a terça-feira (16) do menino foi diferente, com a alegria sendo o principal tratamento.

Ele teve a oportunidade de conhecer como é a rotina do Corpo de Bombeiros e socorristas do Siate, visitando as instalações da corporação, na área central. Até ganhou uma mini farda. Os bombeiros fizeram questão de buscá-lo em casa, com Arthur podendo andar pela cidade no caminhão. Na sede ainda pôde subir na plataforma skylift, que alcança 54 metros de altura. “Foi muito legal, não tive medo. Senti só o vento”, contou.

LEIA TAMBÉM: Campo de girassóis muda a paisagem na zona leste de Londrina

O tumor de Arthur está localizado entre o rim e uma artéria. A descoberta da doença foi em agosto do ano passado. “Ele estava na escola e na hora do recreio sentiu uma tontura e caiu da escada, batendo a barriga. Foi para o PAI (Pronto Atendimento Infantil), pediram raio-x e disseram que estava com um sangramento, o transferindo depois para o HU (Hospital Universitário)”, relembrou a mãe, Denise Oliveira Miranda, que há quatro anos veio de Rondônia para o Norte do Paraná.

Para a mãe do menino, o sorriso  de Arthur é combustível para seguir com o tratamento e em busca de cura
Para a mãe do menino, o sorriso de Arthur é combustível para seguir com o tratamento e em busca de cura | Foto: Pedro Marconi

No Hospital Universitário uma tomografia indicou o tumor e a criança foi direcionada para o Hospital do Câncer, onde faz tratamento desde então. “Há pouco mais de um mês ele fez uma cirurgia, porém, não foi possível retirar o câncer, porque está calcificado e poderia ser um risco pela proximidade com a artéria. Ele está fazendo quimioterapia e tem reagido bem”, comentou a dona de casa.

CARTINHA

A iniciativa - que foi a primeira do ano - de levar o menino até os Bombeiros foi do Grupo Militares e Amigos, que reúne militares da reserva e pessoas dispostas a ajudar as ações sociais dos integrantes. “No final de dezembro alguns amigos da imprensa estiveram na casa deles para levar uma cesta básica e receberam uma cartinha do Arthur, que falou sobre a fardinha e o sonho de ser bombeiro”, destacou o subtenente da reserva Leonardo Militão.

O grupo existe há seis anos e reúne mais de 750 pessoas. “Lidamos por 30, 35 anos com dor e sofrimento. Alguns colegas estavam caindo na depressão, em problemas diversos, então, criamos o grupo para atender essa demanda e com os anos foram aparecendo outras situações. Nosso objetivo é sempre ajudar”, valorizou. “Perguntamos para o Arthur por que queria ser bombeiro e ele falou que quer salvar vidas. Isso é muito bom e com certeza este momento vai ajudar na recuperação.”

“Fiquei muito feliz em colocar a farda. Adoro os bombeiros”, afirmou Arthur Batista, que teve a oportunidade de conhecer a rotina dos bombeiros e socorristas
“Fiquei muito feliz em colocar a farda. Adoro os bombeiros”, afirmou Arthur Batista, que teve a oportunidade de conhecer a rotina dos bombeiros e socorristas | Foto: Pedro Marconi

ESPERANÇA

Para Denise, o sorriso do filho é combustível para seguir sendo sustento na busca pela cura. “Por tantos momentos difíceis que já passamos, é muito bom vê-lo com felicidade. Ele encontra bombeiro e policial na rua e sempre cumprimenta. É um menino que joga bola, corre, parece que não tem nada, apesar da situação complicada”, pontuou. “Fiquei muito feliz em colocar a farda. Adoro os bombeiros”, ressaltou Arthur.

Imagem ilustrativa da imagem Lutando contra câncer, criança realiza sonho de ser Bombeiro por um dia
| Foto: Pedro Marconi