Umuarama - Uma série de atividades está marcada para acontecer a partir de hoje em Umuarama (Noroeste), em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1 de dezembro). O objetivo é chamar a atenção da população para a prevenção. "Também lutamos contra o preconceito e buscamos a atenção da população para que haja um diagnóstico precoce dos casos. Por isso, até o final do mês desenvolveremos atividades focadas neste assunto", destaca a chefe de Divisão de Programas Especiais, Fabiane Pereira Xavier.
O início da programação será marcada por uma panfletagem que começará no Terminal Rodoviário e se estenderá até a Praça Miguel Rossafa. Os participantes se deslocarão em passeata entregando panfletos orientativos e repassando instruções de prevenção durante todo o trajeto. Nesse primeiro dia também está programada a "Pedala-Aids, a pedalada da prevenção", organizada pelas secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer. "A Pedalada Noturna que acontece todas as quintas-feiras terá um tema especial. Os participantes vão ajudar na divulgação", destaca Fabiane.
Nos dias 25, 27 e 29, no CTA e nas Unidades Básicas de Saúde Cohapar III, Guarani, Vitória Régia e Panorama serão ofertados testes rápidos de HIV e Sífilis. Os moradores interessados poderão realizar o teste gratuitamente e de maneira sigilosa.