Atendendo a orientação do Ministério da Saúde e da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), a Prefeitura de Londrina vai ampliar a faixa etária de imunização contra a dengue. Antes restrita a crianças de 10 a 11 anos, a vacina também vai estar disponível, a partir deste sábado (8), para os adolescentes de 12 a 14 anos.

Neste sábado vão abrir para aplicar as doses em crianças e adolescentes as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Alvorada, na zona oeste, Armindo Guazzi, leste, Guanabara, sul, e Parigot de Souza, norte, das 9h às 17h. Não é necessário agendamento prévio. “Basta a família levar o filho até uma dessas unidades que as equipes estarão prontas para atender a demanda”, frisou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

LEIA TAMBÉM:

- Paraná amplia vacinação contra a dengue para faixa de 12 a 14 anos

- Casos de dengue crescem 31% em Londrina em uma semana

A cidade tem 19.857 meninos e meninas entre 12 e 14 anos. Até a manhã desta sexta-feira (8) tinham sido vacinadas 3.613 crianças de 10 a 11 anos. Justamente pela baixa procura houve a expansão para os adolescentes. Ainda restam 9.591 doses para a primeira aplicação. A segunda será daqui três meses.

“A prefeitura tem buscado todas as alternativas possíveis para facilitar o acesso da população à vacina contra a dengue. Mas não adianta se não houver a conscientização por parte do dos pais e responsáveis das crianças nessa faixa etária, porque elas não podem ir sozinhas até uma unidade de saúde. Temos que garantir que as crianças e jovens possam receber essa vacina e, consequentemente, estarem protegidos”, advertiu.

PREOCUPAÇÃO

A faixa etária foi definida como grupo prioritário pelo Ministério da Saúde por representar o segundo maior número de internações em decorrência da doença. “Nossa preocupação é o estágio que a dengue tem tomado na cidade. Entre as formas de proteção é a vacina, que é uma aliada”, pontuou. Londrina tem 4.221 casos confirmados somente neste ano e cinco mortes.

O município ainda aguarda da Sesa a resposta para aplicação de mais dois ciclos do fumacê nos bairros com situação crítica. “Também inserimos um pedido para a aplicação em novas localidades em todas as regiões da cidade. Além disso, os distritos estão tendo ações pontuais para que possamos fazer o bloqueio”, comentou. O distrito da Warta, na zona norte, registrou o primeiro caso positivo de chikungunya em 2024.

ATENDIMENTOS

Desde terça-feira (5), o posto do Ouro Branco, na região sul, e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará, na oeste, estão atendendo de forma exclusiva pacientes confirmados ou com suspeita da doença. A média tem sido de 1.400 atendimentos diários. “O tempo de espera não tem ultrapassado uma hora para o acolhimento, medicação e consulta médica, o que dentro do cenário da dengue faz toda é a diferença aos pacientes. Por enquanto, não há identificação da necessidade de ampliação de unidades exclusivas.”