Alunos da Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra, do Conjunto Alexandre Urbanas (zona leste de Londrina), provam que a leitura transpõe a capacidade de juntar letras, reconhecer palavras e interpretar textos quando se torna uma ferramenta eficaz na formação de cidadãos críticos e transformadores de realidades. Motivados por uma história trabalhada dentro do projeto Palavras Andantes, da rede municipal, quatro alunas tiveram a ideia de organizar uma campanha de arrecadação de roupas e calçados, que foram doados à ONG Viver, que atende crianças em tratamento contra o câncer.
A estória "A Ovelha Negra da Rita", da autora Silvana de Menezes, é contada apenas por imagens e retrata a amizade entre uma ovelha e uma menina. Ao descobrir que a garota ficou doente por não ter roupas quentes e porque a família também não tem o que comer, a ovelha mobiliza o rebanho todo. Cada uma das ovelhas doa lã e leite para serem transformados em agasalhos e alimentos para a família da garota.
A simplicidade e a delicadeza da estória comoveram as alunas Sâmela Miriam Vieira, Heloísa Yasmin Silva Faria, Emilly Campos Silverio e Maria Eduarda Albrigo Almeida Goulart, todas com 10 anos de idade. Elas procuraram a professora e pediram ajuda para organizar uma campanha. "Me senti bem melhor depois da campanha porque às vezes eu fico com peso na consciência ao ver tantas pessoas precisando de ajuda", conta Emilly. "Nem todo o dinheiro do mundo ia dar essa felicidade que a gente está sentindo agora", resume Heloísa. A campanha envolveu os quase 500 alunos da escola e teve a adesão também de professores e funcionários.

Indivíduos ou grupos que convivem em sociedade, entre os quais há relações recíprocas de direitos e deveres

Qualidade do que é sutil, frágil, vulnerável. Também se aplica a pessoas e ações gentis

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional