São nos passos constantes que a reflexão sobre a Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo fazem da caminhada um percurso de fé e devoção. A Cruzada do Homem Novo, que começou na noite de quarta-feira (27), chega neste ano à 25ª edição, desta vez reunindo quase 200 meninos da Região Metropolitana de Londrina, Norte Pioneiro, Noroeste e até do estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Organizadores confirmam espetáculo da Paixão de Cristo no CSU

São jovens e adolescentes que integram o Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt), ligado ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, simbolizado em Londrina pelo Santuário de Schoenstatt, ao lado do Colégio Mãe de Deus. Ao todo, os participantes da cruzada vão percorrer mais de 80 quilômetros a pé até sábado (30).

“O percurso é dividido em três partes: de Londrina a Jataizinho, de Jataizinho a Uraí e de Uraí a Cornélio Procópio. Caminhamos na parte da manhã na quinta (28), sexta (29) e sábado. Na parte da tarde aproveitamos para descansar e cultivar o vínculo entre nós. A noite temos momentos de espiritualidade e vivência do Tríduo Pascal: quinta-feira de Lava Pés, sexta-feira da Paixão e sábado de Aleluia”, explica Alexandre Hideki Lico Amano, 23, líder da cruzada neste ano.

Evento começou com momento de oração no Santuário de Schoenstatt, no centro de Londrina
Evento começou com momento de oração no Santuário de Schoenstatt, no centro de Londrina | Foto: Divulgação

O encontro é realizado no final da Quaresma como uma preparação para a Páscoa, que lembra a ressurreição de Jesus após a morte na cruz, segundo narra a Bíblia. “Entregamos esse sacrifício no intuito de compartilhar pelo menos um pouco da dor e do sofrimento que Jesus teve na cruz para pagar os nossos pecados. No percurso aproveitamos para rezar, refletir sobre nossas vidas e cultivar Jesus em nossos corações”, destaca.

Apesar do longo trajeto, caminhos desafiadores e o Sol, o jovem garante que o amor por Deus supera todos os percalços. “Para esse evento nos preparamos fisicamente e mentalmente fazendo orações e atos de entrega para Deus. Por isso, mesmo com o corpo cansado depois de tantos quilômetros, muitos encontram forças na fé e na devoção em Cristo”, define.