Desde 2013, a Unimed Londrina promove o concurso de desenho do projeto "Vamos cuidar do nosso planeta", voltado para alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas municipais. O projeto trabalha temas como de meio ambiente, saúde, qualidade de vida e incentivo à arte e a cultura. Em quatro edições, o projeto atendeu 16.357 alunos. Na edição de 2016, o concurso também abordou os cuidados contra o Aedes Aegypti e as doenças associadas ao mosquito.
De acordo com a assistente de responsabilidade social da Unimed, Lígia Savioli, a cooperativa disponibiliza um kit com a cartilha sobre o tema, uma folha de desenho e uma ficha de avaliação para as escolas participantes. Com o kit, os professores trabalham o assunto em sala de aula. Eles precisam encaminhar as atividades pedagógicas realizadas, que também são avaliadas e premiadas.
"Alguns professores estimulam a multidisciplinaridade e aplicam os temas em matemática e português", explica Lígia. A intenção do projeto é disseminar o conceito de sustentabilidade e o trabalho é alinhado com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação.
Lígia comentou que vem crescendo o interesse dos professores pelo projeto, assim como a qualidade dos trabalhos. "Esse é um tipo de projeto que as direções das escolas têm que comprar a ideia. Mas já é um concurso enraizado em Londrina", disse.

ENCONTROS LITERÁRIOS
O universo do escrito Monteiro Lobato é o ponto de partida para despertar a curiosidade e o interesse pela leitura nos pequenos estudantes do quarto ano das escolas públicas onde a Integrada Cooperativa Agroindustrial tem sede. O projeto Encontros Literários foi implantado em 2009 a partir da ideia do engenheiro agrônomo aposentado Léo Pires Ferreira, estudioso da obra do escritor.
No começo de cada ano, Ferreira faz palestra com os professores e mostra como eles podem inserir as obras de Lobato no aprendizado das crianças. A Integrada doa os exemplares e as crianças fazem redações para um concurso literário.
Segundo o departamento socioambiental da cooperativa, em 2016, 2.263 crianças participaram do Encontro Literário, que envolveu 69 professores de 20 cidades. Foram distribuídos mais de 550 livros da publicação "Caçadas de Pedrinho". A coordenadora socioambiental da Integrada, Ana Lucia de Almeida Maia, afirma que para este ano o livro adotado será a "Reforma da Natureza", para despertar nas crianças a importância na preservação do meio ambiente.
Este ano, o projeto vai ganhar uma versão piloto na educação infantil. A instituição escolhida foi a Escoa Municipal Bento Munhoz da Rocha, em Londrina. "Estamos aprimorando a proposta com os professores. Queremos avaliar a utilização das obras na alfabetização de crianças de três e quatro anos", explica Ana Lúcia. Para ela, o Encontro Literário serve como um motivador para o professor.