Moradoras da zona sul no CMEI Francisco Seixas, uma das unidades que receberão crianças em meio período
Moradoras da zona sul no CMEI Francisco Seixas, uma das unidades que receberão crianças em meio período | Foto: Ricardo Chicarelli



As direções dos centros municipais e filantrópicos de Educação Infantil de Londrina começaram nesta segunda-feira (23) a convocar os pais cadastrados para que efetuem matrículas dos filhos. A novidade neste ano é que a prefeitura disponibiliza duas mil vagas parciais, em meio período, para as crianças de 0 a 3 anos que estão na lista de espera. Elas estudarão no turno matutino ou vespertino e o objetivo é atender um maior número de estudantes. As crianças que já estudam em período integral continuarão a ter aulas dessa forma.
A abertura de mais vagas chegou aos ouvidos de pais que não estavam cadastrados ou aqueles que deixaram de renovar o cadastro. Na manha de segunda, alguns deles se dirigiram ao CMEI Francisco Seixas, no Jardim União da Vitória (zona sul) na esperança de matricular os filhos. Há dois anos a dona de casa Débora Fernandes Marques realizou o cadastro para que o filho Paulo Eduardo, de 4 anos, conseguisse uma vaga. No entanto, esqueceu de renovar o cadastro em 2016, o que a fez sair da fila de espera. "Eu preciso trabalhar e não posso fazer isso porque fico cuidando dele", justifica.
A dona de casa Carina Armanhi, mãe de Yasmin, de um ano e dois meses, foi para o CMEI antes mesmo que a direção agendasse um horário para ela. "Vim aqui no ano passado para ver se tinha vaga, mas não consegui. Fiz o cadastro para este ano e não me ligaram, então eu vim checar se havia a vaga pessoalmente", relata. Ela ouviu de funcionários da escola que neste ano possivelmente teria uma vaga para sua filha. "Vamos ver se isso se concretiza, porque no ano passado eu fiquei frustrada." O diretor da CMEI, Edemilson Rodrigues da Silva, a tranquilizou, mas pediu para que ela esperasse um funcionário ligar, já que não poderia chamar todos os pais ao mesmo tempo. "Eu vim porque tenho que alterar o número do celular que está cadastrado", justificou a mãe, aflita. O diretor respondeu que essa atualização do cadastro é importante para que a secretaria possa manter o contato com ela.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, ainda não sabe a quantidade de crianças a serem matriculadas. Isso porque o sistema em que esses dados estão sendo inseridos está sendo trocado em meio a realização das matrículas. Segundo ela, conforme divulgado pela imprensa, em 2016, havia 5,6 mil vagas em período parcial. "E este ano vamos aumentar mais duas mil vagas em período parcial", aponta. Ela expõe que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta a existência de 19 mil crianças com idade entre 0 a 3 anos, das quais 10 mil estarão matriculadas nos centros de educação infantil ligados ao município, em 2017. "Isso equivale a mais de 50% das crianças, meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação que deveria ser atingida em 2024", aponta. Sobre as outras crianças, ela argumenta que são crianças que ficam com os pais em casa ou que estão matriculadas em instituições particulares.
Atualmente o Município conta com 16.315 estudantes matriculados na Educação Infantil, que inclui os centros municipais e filantrópicos e os alunos do P4 e P5, distribuídos nas unidades da rede. Segundo a secretária, ainda existem 4,3 mil crianças na fila à espera de uma vaga.
No dia 26 de janeiro os alunos da rede municipal de ensino iniciam o ano letivo de 2017. Até o momento estão matriculados 42.489 alunos na rede, nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Ensino Fundamental até agora estão matriculados 25.883 alunos e 389 foram rematriculados na EJA, que está em fase de efetivação de novas matrículas. (Leia mais na pág.2)