A poluição sonora afeta também a saúde das pessoas. O grau dos efeitos varia de acordo com o nível sonoro e pode ocasionar de reações psíquicas a traumas auditivos. Segundo a psicóloga Mirella Hoffmann Moreira, especialista em psicologia do trânsito e comportamental, crianças e idosos são os mais atingidos. "A poluição sonora para quem está recebendo de forma desacerbada causa, além do incômodo, problema de sono, susto e estresse. Isso impacta na qualidade de vida da pessoa, a desestabilizando e gerando até transtornos psicológicos", elenca.

No trânsito, os motoristas e passageiros também acabam expostos as complicações ocasionadas pelos diversos tipos de ruídos que tomam este ambiente. "Quando se está no trânsito e o tráfego demora, por exemplo, já denota que o motorista precisa ter mais paciência. Com barulhos de som alto e motos com o escapamento adulterado, a intolerância é ainda maior", explica a psicóloga. "O trânsito é um ambiente coletivo e precisamos nos comportar visando o bem-estar coletivo e não somente o individual", completa.

Atuando junto ao Detran, Moreira afirma que os jovens são os que mais registram ações de infrações no trânsito. "O fato de se modificar o veiculo, seja o carro ou a moto, vem de encontro a necessidade que muitos jovens possuem de chamarem atenção." (P.M.)