A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) interditou, na manhã desta segunda-feira (6), o trânsito no trecho da travessa Belo Horizonte entre a rua Paraíba e a avenida Leste-Oeste, na região central de Londrina, por conta de um imóvel que apresenta risco de desabamento.

A companhia orienta que os condutores que seguem pela rua Paraíba e desejam acessar a avenida Leste-Oeste devem seguir pela rua Mossoró, pela rua Maragogipe ou, também, seguir pela travessa Goiânia até a rua São Luiz.

Guilherme Vinícius, subgerente do Estação Buffet, situado nas proximidades do bloqueio, informou que uma das pistas já havia sido interditada anteriormente pela CMTU pelo mesmo motivo. "Hoje cedo vi que bloquearam tudo. Parece que esse prédio antigo está oferecendo bastante risco, então acharam melhor fechar para evitar algum acidente", aponta.

O fechamento total das pistas do trecho foi realizado a pedido da secretaria municipal de Obras, após vistoria feita pela Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil). De acordo com o laudo elaborado pela secretaria, foi constatado que “o imóvel está apresentando evoluções patológicas com indícios de um possível colapso estrutural e o risco de tombamento em sentido a via pública”.

LEIA TAMBÉM:

= Buraco na rua Araguaia gera transtornos desde o início do ano

No mesmo documento, o Compdec sugere a tomada de ações a fim de se evitar uma fatalidade e, por isso, propõe à CMTU a possibilidade de interdição total até que sejam realizadas as intervenções necessárias para garantir a segurança dos indivíduos.

Daniel Silveira, que mora na região, conta que o imóvel apresenta risco de desabamento há anos, o que causa insegurança aos transeuntes e motoristas. "Acho que demoraram para interditar, porque não é de agora que ouvimos falar que o prédio está com perigo de cair. Pelo menos agora está fechado e vai ser mais fácil evitar problemas", destaca.

SEM IMPACTO NO COMÉRCIO

O subgerente do Estação Buffet defendeu que a interdição do trecho da travessa Belo Horizonte não tem prejudicado os comerciantes da região. "Acredito que o bloqueio foi feito do jeito certo e com todas as indicações de desvio, então não tem causado nada de ruim."

Para Vinícius, a segurança dos pedestres e dos condutores que passam pelo local deve, de fato, ser a prioriedade. "É melhor fechar as duas pistas e colocar alguns desvios do que arriscar a vida de alguém com a queda do imóvel. Acho que foi uma boa decisão", afirma.