Arquivo FolhaPrédio do Cine Plaza pouco depois do fechamento, há quatro anosSe alguém ainda tinha esperanças que o Cine Plaza, fechado há quase quatro anos, voltasse a funcionar em Campo Mourão, agora vai ter que se conformar de vez com o fim do cinema que marcou época na cidade. A Igreja Universal do Reino de Deus, que mantinha a sala alugada há cerca de dois anos, comprou o prédio do empresário Getúlio Ferrari, que tinha fundado o cinema em 1964. Esta semana, a Igreja começou uma reforma completa no prédio.
Todas as poltronas, o assoalho de madeira e todo o revestimento das paredes já foram retirados. A tela onde os filmes eram exibidos também não existe mais. Enquanto a reforma vem sendo feita, a Igreja realiza os cultos com cadeiras improvisadas na antiga sala de espera do cinema. Com isso, é possível acompanhar os cultos da rua. A Igreja e Ferrari não divulgam o valor do negócio. O Cine Plaza foi o último dos quatro cinemas que Campo Mourão chegou a ter.
O primeiro cinema de Campo Mourão, o Cine Mourão, abriu em 1954 e fechou dez anos depois. O segundo foi o Cine Império, que funcionou de 1955 a 1974. O Cine Plaza foi inaugurado em 1964 e exibiu filmes até maio de 1994. As sessões só não foram ininterruptas nesse período porque um incêndio deixou o Plaza fechado por seis meses em 1966. Um quarto cinema - o Cine Argus - chegou a funcionar por um curto período nos anos 60, no bairro Lar Paraná.
Desde o fechamento do Cine Plaza, Campo Mourão está sem cinema. A opção mais próxima é Maringá, a 90 quilômetros. Ainda existem esperanças de que a cidade ganhe uma nova sala. O Teatro Municipal, inaugurado um ano após a desativação do Plaza, tem toda a estrutura para projeção de filmes. Falta apenas o projetor. Além disso, no Shopping Piu Bello, inaugurado no ano passado, há espaço reservado para uma sala de exibições, mas faltam interessados.