Uma pesquisa do IBGE demonstra que os idosos têm usado cada vez mais a internet. Em cinco anos, o número de pessoas acima de 60 anos que acessam a rede mais que dobrou: eram 5,7% em 2008, superados pelos 12,6% em 2013. São pessoas como o aposentado João Martins, 69, que já usa o Facebook há bastante tempo. "Sempre tive Facebook no computador, fiz um curso na PUC (Pontifícia Universidade Católica) e sou muito bom publicando as coisas pelo notebook", orgulha-se Martins.

Turma do CCI da zona oeste: inclusão digital e social
Turma do CCI da zona oeste: inclusão digital e social | Foto: Fotos: Fábio Alcover



A velocidade das transformações advindas com a popularização da telefonia móvel e o fato desses aparelhos possibilitarem a conexão com a internet mudaram a maneira como a população da terceira idade tem acessado a internet. Outra pesquisa de 2015, realizada pela AVG Technologies em diversos países, incluindo o Brasil, apontou que o celular é o dispositivo mais utilizado entre os idosos, abrangendo 86% dos entrevistados. A pesquisa constatou que um universo de 76% dos pesquisados utilizam o Facebook e apenas 9% não usam nenhum serviço de comunicação. Martins logo procurou se adaptar. Ele é um dos alunos do curso "Idoso Conectado", que auxilia as pessoas acima de 60 anos com o uso de celulares e seus aplicativos. As aulas acontecem nos centros de convivência de Idoso das zonas oeste e leste de Londrina.

"Estou fazendo o curso para usar um pouquinho o celular. Eu não usava o aparelho, e agora já me comunico com o mundo todo. Logo de manhã já mandei umas 300 mensagens. Tento que aprender cada vez mais. A gente não pode ficar parado. Na terceira idade é mais difícil de conseguir aprender, mas a gente consegue", enaltece. Agora o povo fica curtindo as minhas fotos", afirma Martins, enquanto tirava a foto da turma para publicar em sua página do Facebook. Embora antes achasse o notebook melhor, agora Martins está empolgado com o smartphone. "Acho mais prático e mais rápido com a internet móvel."

"Agora já estou inteirado e não passo mais aperto", garante Elias José do Vale
"Agora já estou inteirado e não passo mais aperto", garante Elias José do Vale



O gerente de Articulação Comunitária e assistente social da Secretaria Municipal do Idoso, Cleir Brandão, destaca que o curso "Idoso conectado" consiste em ensinar as pessoas a utilizar smartphones e aplicativos de celular. "A ideia surgiu dos próprios idosos que frequentam o Centro de Convivência e que perguntavam como utilizar o smartphone. Como o nosso serviço é de integração e de colocar o idoso com autonomia e com atividades, tivemos a ideia de fazer essa oficina", aponta.

Quinze alunos compõem a turma do CCI da zona oeste, mas as atividades acontecem também no centro da zona leste. "Temos uma fila de espera de 150 alunos no CCI da zona oeste e de 40 alunos no CCI da zona leste. Mas se alguém tiver interesse de aprender a mexer nos smartphones, basta ligar nos centros de convivência e deixar o nome na lista para as futuras turmas", ressalta.

As dúvidas dos alunos vão desde ligar o aparelho, agendar um contato até acesso ao WhatsApp, às redes sociais, aos bancos e outros serviços. Segundo Brandão, o aprendizado tem sido muito bom. "A cada semana a gente vê que há uma evolução. Os idosos que participam do WhatsApp, do grupo da família, por exemplo, estão inseridos nas informações, nas imagens, nas fotos. Isso faz com que ele fique menos sozinho, menos propenso a ter depressão e outros tipos de doença; exercitando a mente, a memória e sempre fazendo uma atividade", ressalta.

SERVIÇO
As turmas do curso Idoso Conectado estão completas e a fila de espera é grande, mas os interessados em permanecer nessa lista devem entrar em contato com os Centros de Convivência do idoso. O telefone do CCI Oeste é (43) 3375-0334 e do CCI Leste é (43) 3375-0307. As entidades e profissionais que desejarem auxiliar os CCIs de Londrina ministrando cursos e atividades podem fazê-lo por meio de parcerias. Mais informações pelos mesmos telefones.

"Os netos cobram", afirma aposentado
O autônomo aposentado Ademir Pereira da Silva, 60, relata que ficou sabendo do curso Idoso Conectado, oferecido pela Secretaria do Idoso de Londrina, por intermédio da internet. "Ainda tenho bastante dúvidas. Estou aprendendo, mas devagarinho estou chegando lá. Ainda não consegui colocar o nome na agenda do telefone, mas já consegui telefonar, passar e receber mensagens", revela.

Ele diz que ainda não sabe como baixar aplicativos, mas está aprendendo. "As aulas são maravilhosas. Eu nunca quis aprender a mexer nas redes sociais, mas agora a necessidade é grande. A neta usa, a filha usa e o avô tem que usar também. Os netos cobram isso. Eles querem passar mensagens e se eu não souber mexer, fica complicado", afirma.

"Eu fiquei sabendo do curso quando vi uma nota na Folha de Londrina. A gente veio para adquirir mais conhecimento. Eu só sabia fazer ligação e mais nada. Meus filhos e netos mexem no celular e eu procurei o curso para ficar inteirado", destaca o servidor público aposentado Elias José do Vale. "A primeira aula foi de acionar o telefone, adicionar o nome das pessoas na agenda de contatos. Agora já estou inteirado e não passo mais aperto. Não foi difícil aprender. A questão é que a gente é idoso e muitos não tem paciência de nos ensinar", ressalta Vale, elogiando os instrutores. (V.O.)