O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciam nesta quinta-feira (3) investimentos em recursos humanos, infraestrutura e equipamentos para operacionalizar o Hospital da Mulher e da Criança. A unidade, que integrará o Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina), era utilizado nos últimos anos para atendimento referencial a pacientes da Covid-19. Os investimentos buscam a redução da morbidade materno infantil e fetal na macrorregional de Londrina, que abrange 21 municípios, considerando as diretrizes do Plano Estadual de Saúde do Paraná (2020/2023).

O anúncio acontecerá na portaria principal do novo Hospital, com a presença de convidados e autoridades, entre elas da reitora da UEL, Marta Favaro, do vice-reitor, Airton Petris, e da diretora-superintendente do HU da UEL, Vivian Feijó.

PROJETO EM MAIO

Em maio passado, a administração da UEL apresentou um projeto para a implantação do Hospital da Mulher, detalhando a necessidade de ampliar a infraestrutura para cirurgias de alta complexidade e para o atendimento especializado.

O projeto prevê a adição de novos leitos destinados a procedimentos obstétricos e neonatal, elevando a atual capacidade do HU. Além disso, a proposta também menciona a criação de duas salas operatórias. O HU da UEL é referência no atendimento de gestantes de alto risco. A implantação da maternidade agregará significativa melhora no serviço, garantindo qualidade e aliviando as demais estruturas do complexo.

Serão destinados R$ 3,79 milhões para a adequação da estrutura. Além disso, o Estado também fará um aporte mensal de R$ 1,36 milhão para custeio de recursos humanos. (Com informações da Agência UEL)