O Hemocentro Regional de Londrina do HU (Hospital Universitário) está precisando de sangue de todos os tipos, em especial o O+ e O-. O setor coleta, em média , 1.200 bolsas de doações por mês, mas está com deficit de 40%. Atualmente, o hemocentro atende 22 hospitais pertencentes à 17ª Regional de Saúde, além de dar suporte às unidades de coleta e transfusão de Cornélio Procópio e Jacarezinho (Norte Pioneiro).

Segundo Rosane Galo, do setor de captação de sangue do Hemocentro, o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) contribuiu para a drástica diminuição no estoque. "Estamos nos aproximando do feriado de Finados, no início de novembro, o que aumenta ainda mais nossa necessidade. Infelizmente, são em épocas assim em que acontecem mais acidentes e, consequentemente, quando mais se precisa de sangue", ressalta.

Imagem ilustrativa da imagem Hemocentro precisa de sangue tipos O+ e O-
| Foto: Arquivo Folha



Recentemente, o Hemocentro do HU começou a atender outros hospitais de Londrina, como a Santa Casa e Instituto do Câncer. "A demanda aumentou cerca de 40%, porém a frequência de doadores fez o caminho inverso", afirma. "Nosso relatório dos tipos de sangue O+ e O- está saindo do alerta vermelho para o crítico", completa.

Para doar é preciso pesar acima de 50 quilos, estar bem de saúde e ter entre 16 e 69 anos. O hemocentro fica na rua Cláudio Donisete Cavalieri, no jardim Tarumã, zona leste de Londrina. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, e no sábado das 8h às 17h30. É preciso levar um documento com foto para realizar a doação.