Imagem ilustrativa da imagem Polícia quer evitar confronto em desocupação do Flores do Campo
| Foto: Celso Pacheco/11.10.2016


Representantes das Polícias Federal, Militar e Civil, além da Caixa Econômica Federal, anunciaram nesta quinta-feira (16), em coletiva realizada na 10ª Subdivisão Policial de Londrina, o cumprimento da reintegração de posse do Residencial Flores do Campo, na região norte, para a semana que vem. A data exata não foi revelada. A força-tarefa também não divulgou o total de policiais que serão empregados, mas reiterou que "o efetivo é grande".

Imagem ilustrativa da imagem Polícia quer evitar confronto em desocupação do Flores do Campo
| Foto: Rafael Machado/Grupo Folha


O delegado-chefe da Polícia Federal em Londrina, Nilson Antunes, justificou a divulgação antecipada da desocupação "para evitar ao máximo o confronto com as famílias que residem no Flores do Campo. As pessoas terão tempo para juntar os seus pertences e deixarem o local. Esperamos que tudo transcorra pacificamente". A reintegração foi expedida pela 1ª Vara Federal há quase um ano.

Leia Mais:
Operação policial causa tensão em moradores do Flores do Campo

O Flores do Campo foi ocupado em outubro do ano passado após a empresa Fórmula, de Curitiba, ter abandonado as obras. Atualmente, 360 famílias, o que corresponde a aproximadamente 900 pessoas, vivem no bairro. O projeto original do governo federal previa o erguimento de 1.218 unidades. Segundo dados da Caixa, o investimento total é de R$ 77 milhões, sendo que R$ 34 milhões foram aplicados até agora.

"A grande maioria dos moradores tem para onde voltar", apontou o superintendente da Caixa na região de Londrina, Wlademir Roberto dos Santos. "Fizemos um levantamento dos ocupantes e identificamos que boa parte não ficará desamparado quanto à moradia. Providenciaremos abrigos temporários para aqueles que não têm onde ficar. No entanto, será essencial comprovar essa dificuldade", disse.

Após a reintegração, técnicos da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) farão o diagnóstico da atual situação das casas construídas no Flores do Campo. Para evitar nova ocupação, a Caixa garantiu que irá contratar seguranças para monitorar o empreendimento. Quanto ao andamento da construção, Santos afirmou que "algumas empresas demonstraram interesse em tocar os trabalhos. A empreiteira deve ser escolhida em até 10 dias", apontou.

Prisões

Durante a manhã desta quinta, uma operação coordenada por policiais civis e militares no conjunto habitacional prendeu um casal acusado de
envolvimento no tráfico de drogas. Outros mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

"Antes, a polícia tem dificuldade para entrar no Flores do Campo, mas esse obstáculo foi superado. Com o processo de pacificação ganhando corpo aos poucos, identificamos criminosos que largavam carros furtados e roubados, desovavam corpos e praticavam outros crimes no local", observou o tenente-coronel Lanes Randal Marques, comandante do 2º Comando Regional Norte da Polícia Militar.

O outro lado
Em vídeo divulgado nas redes sociais, uma moradora do Flores do Campos, identificada como Marília, respondeu a algumas afirmações feitas na coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (16) dizendo que "ninguém mora em uma ocupação porque gosta, mas, sim, porque precisa" e "além do mais, ninguém aqui tem para onde ir".



(Atualizada às 14h40min)