Secretária de Educação Janeth Thomas afirma que demanda por vagas vem crescendo mês a mês
Secretária de Educação Janeth Thomas afirma que demanda por vagas vem crescendo mês a mês | Foto: Marcos Zanutto



A Secretaria de Educação criou 5.768 novas vagas na educação infantil para atender crianças de zero a três anos. As vagas serão em meio período. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e creches filantrópicas farão as matrículas das crianças cadastradas na fila de espera.
Os alunos já matriculados na turmas CB a C3 em período integral terão seus direitos garantidos, assim como as crianças em risco social. Com a abertura das vagas em meio período, a secretaria consegue atendem parte da demanda da fila de espera de zero a três anos, que vem crescendo mês a mês.
Em outubro, havia 7.800 crianças na fila; em novembro, o número saltou para 8.600. "Já atingimos o mesmo número de matriculados do ano passado. Temos percebido uma procura grande de alunos vindos da escola particular", afirmou Janet Thomaz,secretária de Educação.
De acordo com Janeth, a decisão levou em consideração o direito da criança de zero a três anos à educação. Ela afirmou que especialistas recomendam que até os cinco anos de idade, a permanência da criança seja em meio período. Também foi considerado a inviabilidade orçamentária para atender a demanda em tempo integral.
O período do dia em que cada criança será matriculada ficará a cargo de unidade escolar. "A escola vai definir se a criança será atendida de manhã ou a tarde. A vaga vai depender da disponibilidade das escolas", ressaltou a secretária.
A matrícula das crianças na lista de espera vai levar em consideração a questão social e a data que ela foi incluída na lista. As novas vagas da educação infantil também incluem as creches filantrópicas.
A secretaria fez um aditivo no contrato das instituições para essa ampliação. Hoje, Londrina tem 34 CMEis e 53 creches filantrópicas. A pasta também pretende contratar mais profissionais para a educação infantil. Está previsto no orçamento da pasta a contratação de 100 novos funcionários.
Com essa mudança, a Janeth espera diminuir o volume de ações judiciais pedindo vagas na educação infantil. Este ano, foram em torno de 1.000 ações. "É difícil seguir o planejamento quando você precisa cumprir ordens judiciais", reclamou a secretária.
O atendimento de todas as crianças em turno integral podem voltar ainda em 2017, com a conclusão das ampliações e reformas dos CMEIs que estão em andamento.