Dois delegados que estão trabalhando na Operação Verão, em Guaratuba (Litoral do Paraná), passaram o dia ontem na 10 Subdivisão Policial (SDP) de Londrina colhendo depoimentos que possam esclarecer a morte do empresário Anderson Diniz, de 29 anos, morto no último dia 6, depois de ter a caminhonete roubada. A vítima era proprietário da Comercial Diniz, na Central de Abastecimento (Ceasa) de Londrina, onde trabalhava com a mãe, Maria Aparecida Godoy Diniz, que também foi ouvida ontem. Ele passava férias no litoral com a família quando foi morto com um tiro na nuca.
O caso está sendo investigado pelas polícias de Guaratuba e de Londrina. Uma jovem que esteve com Anderson na casa onde ele estava hospedado também prestou depoimento. Segundo a mãe, eles se conheceram na estrada, quando ela e uma amiga não conseguiam retirar o carro que dirigiam de um buraco. ''Meu filho e o amigo dele ajudaram as meninas, que depois foram até a casa onde estávamos em Guaratuba.'' A garota é de Arapongas (37 km a oeste de Londrina) e não quis conversar com a imprensa.
Segundo uma testemunha que já foi ouvida em Guaratuba, o rapaz foi rendido, tirado da F-250 preta, placas CYX-0865, e obrigado a se ajoelhar. Depois, levou um tiro na nuca. O crime aconteceu a dois quarteirões onde Anderson estava hospedado com a família.
A mãe contou que o filho saiu de casa à meia-noite para dar uma volta na cidade. ''Adormeci e só no dia seguinte, às 9 horas, quando acordei, percebi que ele não havia voltado para casa.'' Desesperada, a mãe procurou a polícia que confirmou um roubo de caminhonete e a encaminhou para o Instituto Médico Legal (IML) de Paranaguá, para fazer o reconhecimento de um corpo. ''Quando cheguei lá, era o meu filho.''
Um dos delegados responsáveis pelo caso, Gustavo Tuti Nogueira, informou que a polícia já tem algumas pistas, mas preferiu não dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações. Nogueira declarou ainda que recebeu uma recomendação especial da Secretaria de Segurança Pública para que todos os esforços sejam feitos para desvendar o crime, que ''manchou'' a Operação Verão. (Colaborou Silvana Leão)