Alvo constante de reclamação de motoristas e comerciantes, a faixa exclusiva para ônibus do transporte coletivo na avenida Duque de Caxias, no centro de Londrina, será liberada para os veículos em geral num horário estendido. Atualmente, a canaleta só pode ser utilizada pelos outros carros de segunda a sexta-feira antes das 7h e após as 19h e aos sábados depois das 14h. Com a mudança, a via também poderá ser usada das 9h às 16h.

A expectativa é que a novidade comece a valer em até 30 dias. “Para a liberação precisamos instalar câmeras de segurança para que possamos fazer o monitoramento em tempo real do fluxo na avenida. Isso dará mais segurança e aqueles que, por ventura, não respeitarem poderão ser autuados”, alertou Marcelo Cortez, presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). “Neste horário (9h às 16h) temos uma baixa utilização, mas sempre lembrando que o transporte coletivo é mobilidade, pois é uma das formas de diminuir o fluxo de veículos”, acrescentou.

Serão colocadas quatro câmeras. Duas foram repassadas pela GM (Guarda Municipal) e outras duas remanejadas de outros pontos da cidade por meio do contrato que a companhia mantém com uma empresa terceirizada. “Foi feita a instalação da parte física e agora estamos no aguardo da Copel fazer a ligação, o que deve acontecer ainda esta semana. Depois, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) faz a aferição e teremos condição de liberar a via”, explicou. “Faremos uma semana de orientação para que ninguém seja pego de surpresa.”

LEIA TAMBÉM: Anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina é entregue ao governo

A reivindicação pela alteração é antiga e foi encabeçada pelo Núcleo Evoluir, do programa Empreender da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). “As pessoas hoje até evitam circular na Duque de Caxias por conta de ter só uma pista de rolagem para tráfego na maior parte do dia, com estacionamento do lado esquerdo e do direito a faixa de ônibus”, destacou o empresário Carlos Euzébio, que tem loja na avenida há mais de três décadas. O estacionamento é autorizado das 9h às 16h.

TRÂNSITO PROBLEMÁTICO

A canaleta destinada aos veículos do transporte público foi instalada há cerca de 12 anos e vai da avenida Leste-Oeste até a Juscelino Kubitschek. Segundo motoristas, o trânsito é caótico nos horários de pico. “Quem se arriscar passar aqui de manhã, por exemplo, precisa ter paciência redobrada. Os carros ficam estrangulados numa única pista e demora dez minutos fazer o trajeto que gastaria cinco com duas pistas”, exemplificou o padeira Cláudio Eduardo de Souza Bastos.

ZONA AZUL

O projeto da CMTU também é ampliar o estacionamento rotativo para a avenida Duque de Caxias. Ainda não foram definidas as quadras que vão contar com a Zona Azul e nem o número de vagas. “Estão sendo feitos estudos, já que o estacionamento rotativo é precedido de orientação, instalação de parquímetros e toda a sinalização. Por ser via comercial precisamos ter cuidado para deixar espaço de carga e descarga, vagas obrigatórias para idosos e PCD”, detalhou Marcelo Cortez.

A prefeitura ainda pretende reformar a avenida assim como feito nas avenidas Leste-Oeste, Winston Churchill e Francisco Gabriel Arruda, em que o asfalto foi trocado e nos locais de parada de ônibus houve reforço com concreto. Não foi informado o prazo para que este projeto de obra saia do papel.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.