O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) desenvolveu o Estudo de Distrações ao Volante, que tem o objetivo de alertar e orientar motoristas e passageiros sobre quais são os riscos de dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo. O levantamento aponta por quanto tempo as pessoas ficam sem olhar para pista enquanto trocam mensagens, utilizam as redes sociais e até ao destravar o smartphone. No total, os participantes ficaram sem olhar para frente por 2,96 segundos entre ler e responder uma mensagem. O trajeto teve a duração de 10 a 20 minutos. Nesse tempo, os motoristas olharam para frente inúmeras vezes, mas houve períodos significativos sem que o condutor olhasse para frente. Por esse estudo foi possível constatar também que o tempo médio máximo que os voluntários ficaram sem olhar para o trânsito, sem intervalos, chegou a 4,5 segundos.

Esse tempo de distração indica que o risco de dirigir e telefonar ou acessar as redes sociais pode resultar em graves consequências, já que os condutores trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito, ultrapassando a faixa de rolagem, freando bruscamente, caindo em buracos e até causando acidentes inesperados.

O estudo apontou também que o condutor leva em média cerca de 1,48 segundo para visualizar de forma rápida uma mensagem. Para gravar um vídeo, por exemplo, entre destravar o celular, abrir o aplicativo da câmera, iniciar a gravação e interromper o registro o motorista pode ficar 10 segundos sem olhar à frente. Isso significa que a 100 km/h ele percorre quase 280 metros.