Estudantes de vários cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizaram ontem um protesto bem humorado contra a homofobia e a favor da diversidade sexual. Vestidos com roupas coloridas, fitas, fantasias e com muitos rapazes usando roupas femininas, eles reuniram-se em frente ao Restaurante Universitário (RU) no horário do almoço.
Ao som de músicas dançantes e bandeiras com as cores do arco-íris, que simbolizam o movimento de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT), eles manifestaram-se contra o preconceito observado na própria universidade. No início desta semana, algumas pessoas que divulgavam uma festa no RU teriam ofendido, com xingamentos preconceituosos, alguns rapazes que julgavam ser homossexuais.
De acordo com o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Eduardo Martins, vários estudantes que estavam no local presenciaram as ofensas e discordaram da atitude do grupo. ''O Centro Acadêmico de Ciências Sociais estava reunido e resolveu fazer um panfleto lembrando que a homofobia é crime. Estudantes de outros cursos decidiram mobilizar-se e fazer essa manifestação'', explicou.
Tássia do Nascimento, estudante de Letras, ficou sabendo do protesto por um e-mail divulgado por meio da comunidade da UEL no Orkut e juntou-se aos manifestantes por considerar absurdos os atos homofóbicos em um espaço público como a universidade. ''Já vi as mesmas pessoas ofenderem outros estudantes. Essa situação estava ficando normal'', denunciou.
Aluno de Psicologia, Fábio Henrique Arevalo também já presenciou pessoas ''dando risadinhas'' depois da passagem de estudantes que julgavam ser homossexuais no RU. ''Essa não é uma manifestação apenas contra o preconceito, mas a favor da diversidade sexual e da liberdade'', ressaltou.