A Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná assinou, em 26 de outubro), o Acordo de Cooperação Técnica entre o Escritório Projetek da instituição e a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte do Paraná). A assinatura do convênio, que visa a atender demandas dos municípios da região de abrangência da Uenp, ocorreu durante a 5ª Reunião Ordinária da Amunorpi, realizada em Jacarezinho (Norte Pioneiro).

O principal objetivo do Projetek é atender municípios com menos de 30 mil habitantes com demandas técnicas de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. “Com esta parceria estabelecida, reforçamos o nosso compromisso com a nossa região. O Projetek viabilizará as obras públicas municipais e acelerará a sua execução com o auxílio de profissionais capacitados e dispostos a contribuir com o desenvolvimento dos municípios”, disse. o reitor da Uenp, Fábio Antonio Néia Martini.

“Por meio do projeto, buscamos possibilitar que estes municípios possam pleitear recursos, financiamentos para novas construções ou reformas, de acordo com as necessidades que eles têm dentro da Administração Pública”, reforçou o pró-reitor de Planejamento e Avaliação da Uenp, Felipe Scala Frâncica.

Ele explicou ainda que houve investimentos do Estado para a reforma do espaço físico, compra de computadores, softwares e recursos humanos. “Os softwares que utilizaremos são de tecnologia BIM, que possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações. Contamos, no momento, com três bolsistas técnicos, dos quais dois são de Engenharia Civil e um da área de Arquitetura e Urbanismo para atender a essas demandas”, detalhou.

Para o presidente da Amunorpi, Luiz Henrique Germano, a parceria é muito importante para os municípios. “Dos 23 municípios que compõem a Amunorpi, 21 estão contemplados neste projeto. A área de obras nos municípios é uma área em que as prefeituras têm muita dificuldade."

PROJETEK

Em 2022, o Governo do Estado do Paraná anunciou a implantação de escritórios de projetos de Engenharia nas universidades estaduais do Paraná, chamados de Projetek. O objetivo é atender demandas de municípios de pequeno porte com menos de 30 mil habitantes, localizados nas regiões onde se localizam os campus das instituições de ensino superior e que não dispõem de setores de projetos. (Com informações da Uenp)