Os atendimentos já foram realizados em 32 municípios paranaenses
Os atendimentos já foram realizados em 32 municípios paranaenses | Foto: Divulgação Seju



Curitiba - O projeto Criança e Adolescente Protegidos já emitiu 3,3 mil carteiras de identidade neste ano, no Paraná. O objetivo é que o público-alvo tenha o documento com as impressões digitais coletadas de forma biométrica, uma maneira de garantir a cidadania e proteger crianças e adolescentes de situações de desaparecimento.
Os atendimentos já foram realizados em 32 municípios, em escolas e em cinco unidades de atendimento socioeducativo, nas quais 58 adolescentes em conflito com a lei tiveram o registro biométrico cadastrado para emissão da carteira de identidade.
Para o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, o projeto só tende a crescer, com mais adolescentes e crianças de diversos municípios cadastrados, o que deve reduzir os casos de desaparecimento e contribuir para que sejam solucionados. "Nosso objetivo é identificar todas as crianças e adolescentes para formar um banco de dados que fortaleça a rede de segurança pública contra desaparecimentos", explicou.
O projeto é realizado por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos com o Tribunal de Justiça do Paraná.
O principal objetivo da emissão da carteira de identidade com coleta biométrica das impressões digitais é fortalecer a rede de segurança pública contra desaparecimentos de crianças e adolescentes. O uso desta tecnologia permite criar um banco de dados que trará agilidade às investigações. Além disso, espera-se que, gradativamente, a biometria possa ser utilizada como um eficaz instrumento de controle da evasão escolar.
Os atendimento para emissão do documento acontece na primeira e na última sexta-feira de cada mês em determinadas escolas dos municípios contemplados. O projeto já chegou às cidades de São Mateus do Sul, União da Vitória. Pato Branco, Foz do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ponta Grossa, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Cianorte, Arapongas, Medianeira, Apucarana, Telêmaco Borba, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Terra Roxa, Araucária, Bocaiuva do Sul, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Pinhais, Paranaguá e Curitiba.