Ao passar por uma academia ao ar livre, o vigilante Paulo Roberto Pereira, 46, aproveitou para se exercitar, mesmo sem ter aquecido antes e sem fazer avaliação médica. ''Estava passando pelo Igapó e resolvi fazer os exercícios enquanto esperava a minha esposa, que estava visitando um lugar próximo daqui'', conta.
A faxineira Judite Ribeiro da Silva, 50, diz que no inverno é quando se exercita mais. ''Não concordo que no frio a gente não deva se exercitar. Se a gente fica parado começa a doer o pescoço e o corpo fica mais travado'', fala ela, que nunca interrompeu a natação, alongamento e as caminhadas, mesmo no inverno.
Tanto para a dona Judite quanto para o vigilante Paulo, o cardiologista Ricardo Rodrigues recomenda cautela. Ele comenta que não é aconselhável realizar exercícios físicos intensos em dias muito frios. ''Como os dias são bem curtos, não aconselho a pessoa a fazer exercícios se não estiver confortável com a temperatura baixa'', orienta.
O professor de Educação Física, César Rodrigues, não proíbe os exercícios mas complementa que é importante fazer avaliação médica antes de qualquer atividade física. ''É importante ter em mãos o histórico de doenças familiares e também de alimentação para avaliar se existe algum risco'', conta.
Dada a liberação médica, professor aponta que é fundamental que a pessoa faça um bom aquecimento antes de iniciar as atividades físicas. Se possível, é aconselhável usar roupas térmicas. Para aqueles que integram algum grupo de risco (cardíacos, por exemplo) é melhor realizar exercícios leves, de intensidade baixa, e musculação para cada grupo muscular sem forçar demais.
(V.O.)