O major Marcelo Toniolo de Oliveira, comandante do Colégio da Polícia Militar do Paraná em Curitiba, explica que o currículo é igual das outras unidades da rede pública estadual, com a diferença de incorporar a disciplina de instrução cívico-militar, na qual são ministradas aulas desde higiene pessoal, trânsito, civismo, ordem unida, desfile, cidadania e etiqueta social. Atualmente a unidade possui 1,6 mil alunos divididos em três turnos. No quadro de docentes, alguns são da própria PM, que possuem formação acadêmica superior em cursos como pedagogia e educação física.

Leia Mais:
Londrina pode receber colégio da Polícia Militar

Major Toniolo não quis estimar em quanto tempo um Colégio como o São José, de Londrina, poderia atingir desempenho semelhante ao da unidade de Curitiba, caso a mudança para o novo sistema seja efetivada. "Tudo isso depende do envolvimento da comunidade e do planejamento desde o início. Não conheço o Colégio São José, além da visita que eu fiz." Sobre a estrutura como a piscina e a academia de musculação, ele afirma que tudo isso levou tempo para ser conquistado, e que o envolvimento da Associação de Pais e Mestres foi fundamental.

O oficial explica que o colégio é público e mantido pelo governo do Estado. "Os prédios são cedidos, e quem administra são oficiais e praças da corporação. Seguem regras gerais e calendário da Secretaria de Educação, mas caracteriza-se pela disciplina militar na parte pedagógica", aponta.(V.O.)