O coração é novo, assim como os sentimentos. O que antes era apreensão, hoje é gratidão e alegria. Após quatro meses de internamento, incluindo a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Augusto Borges Teixeira, de nove anos, enfim foi para casa. Morador da zona leste de Londrina, o garoto ganhou alta nesta segunda-feira (6) do Hospital Infantil depois de receber um transplante de coração. “(O coração) está batendo bem, bastante, um coração normal”, define.

A criança nasceu com miocardiopatia dilatada, doença diagnosticada ainda na gravidez. “É uma condição na qual a função do coração fica bastante diminuída”, explica o cardiologista Luiz Takeshi Nagahashi. Aos três meses de vida Augusto passou por um procedimento cirúrgico. Foi neste ano que o estado de saúde voltou a preocupar. “Ele passou a ter uma piora na função do coração. Inicialmente foi proposto tratamento com remédios, mas devido à gravidade, foi indicado o transplante”, explica.

LEIA TAMBÉM: Paraná tem 30 pessoas à espera de um coração

Foram 70 dias aguardando o sonhando transplante, que aconteceu em 15 de setembro. “Ele estava totalmente dependente de drogas, tanto é que foi priorizado na fila de transplante. O primeiro órgão compatível na fila foi dele. Era uma condição em que (sem o transplante) poderia acontecer o pior. O intervalo entre retirar o coração e transplantar no Augusto foi de três horas”, detalha o especialista, responsável pelo procedimento. O doador foi do Paraná.

Cardiologista Luiz Takeshi Nagahashi foi o responsável pela cirurgia: "Era uma condição em que (sem o transplante) poderia acontecer o pior"
Cardiologista Luiz Takeshi Nagahashi foi o responsável pela cirurgia: "Era uma condição em que (sem o transplante) poderia acontecer o pior" | Foto: Roberto Custódio

Para o sonoplasta Cristiano Teixeira, pai do menino, o período entre a cirurgia ser indicada e o coração compatível aparecer foi desafiador. “Foi algo muito pesado. Era um assunto que não tínhamos comentado em família. Foi um processo longo de tratamento até surgir um doador. Foi uma montanha-russa de emoções, mas hoje nosso choro é de alegria”, emociona-se. “Ele chegou no hospital com 18% de funcionamento no coração, ou seja, quase parando. Foi um baque”, relembra.

PAZ E CONFIANÇA

Já a notícia da chegada do órgão, que foi trazido de helicóptero, numa verdadeira operação contra o tempo, renovou as esperanças da família. “No dia eu sai correndo para gravar e agradecia muito a Deus. Senti uma paz tão grande. O pessoal do hospital a todo momento vinha falar que estava tudo bem no centro cirúrgico. Sabia que ia dar certo, porque Deus não faz a obra pela metade”, destaca a funcionária pública Seila Elizabeth Borges, mãe de Augusto.

O sonoplasta Cristiano Teixeira destaca e a emoção do filho voltar à rotina: "Hoje nosso choro é de alegria"
O sonoplasta Cristiano Teixeira destaca e a emoção do filho voltar à rotina: "Hoje nosso choro é de alegria" | Foto: Roberto Custódio

Durante a recuperação, os pais se fizeram presentes para dar forças ao filho. “Não deixamos ele nenhum momento sozinho, porque foi um passo importante. Além disso, era uma criança trancada num quarto de hospital por mais de cem dias, uma criança acostumada a sair, brincar. Distraímos ele aqui, sempre conversando. Ele não precisou tomar remédio para ansiedade e nem para depressão. Deus nos sustentou”, relembra Cristiano. O casal também tem uma filha de 12 anos, Nicole Borges Teixeira.

CELEBRAÇÃO

A saída de Augusto do hospital, que pertence à Iscal (Irmandade Santa Casa) foi celebrada por funcionários, equipe médica e marcada por homenagens. Bexigas vermelhas simbolizando um coração deram o tom da celebração, em que pulsou vida e sorrisos. Torcedor do Palmeiras, o garoto pretende retomar à rotina aos poucos e voltar a fazer e comer o que gosta. “Vou brincar com os meus amigos, dormir na minha cama, me divertir com a minha família. Estou com vontade de comer lanche e pizza.”

Com a oportunidade de poder pensar no futuro, já sabe qual deve ser a profissão a seguir: médico. “Para ajudar as pessoas e salvar vidas”, ressalta. “E quem está na fila esperando um transplante, que tenha fé, porque Deus sustenta todo mundo e vai dar certo”, aconselha.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.