Cambé - Existe uma tribo indígena no Norte do México que vive praticamente sem contato com o mundo exterior há 400 anos. São os Tarahumara, cujos integrantes conseguem correr, descalços, mais de 100 km. Odair Soares corre calçado e vive em Cambé (Norte), mas poderia muito bem fazer parte dessa tribo. Aos 70 anos, ele disputa maratonas pelo País e afirma ter corrido mais de 130 mil km nos últimos 30 anos. Os descrentes podem conferir suas agendas, onde Soares anota tempo e distância de todos os treinos e corridas que faz.
No último fim de semana, Soares participou de uma prova de 10 km em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) e completou em 50 minutos, conquistando a terceira colocação. ''Não é minha especialidade, mas é bom participar dessas corridas para treinar'', disse. As maratonas são disputadas em 42 km.
Paulista de Botucatu, Soares correu sua primeira maratona em 1990, aos 50 anos. Nas últimas três décadas ele participou de 47 maratonas e mais de 500 provas curtas. Se depender dele os números vão continuar crescendo. ''Acho que as pessoas não devem parar nunca, só quando não dá mesmo'', afirma.
Na sala de sua casa, Soares guarda dezenas de trófeus, entre eles o primeiro que conquistou em 1958. ''Nem treinava na época. Apenas corria do sítio, onde vivia, até o campo de futebol, onde jogava, em Sertanópolis - aproximadamente 4 km. Mas organizaram na época uma prova de 5 km para comemorar o aniversário da cidade. Disputei e venci'', lembra.
Soares começou a treinar atletismo por acaso. ''Sofri uma contusão séria jogando futebol, quando estava com 40 anos, e durante a recuperação comecei a correr. Nunca mais parei'', relembra.
Neste ano Soares planeja disputar a maratona de Porto Alegre (RS), que acontece em maio. ''Em 2010 disputei essa prova e acabei machucando o tendão da perna esquerda no km 39'', recorda. Mesmo contundido ele terminou a corrida caminhando. Seu tempo foi de 3 horas e 35 minutos, quase o mesmo período que uma pessoa leva para assistir ao filme Titanic.
Para chegar competitivo a Porto Alegre, Soares, que já trabalhou com vendas e de vez em quando ainda trabalha temporariamente em construção, treina diariamente. ''Faço academia de manhã e corro no final da tarde, de 15 a 20 km.'' Nos finais de semana, como dispensa a musculação, o corredor percorre distâncias maiores de 30 a 35 km.