Os Correios terão uma nova e moderna sede em Londrina, dotada de estruturas e equipamentos voltados à sustentabilidade e à eficiência operacional. Nesta quinta-feira (7), a empresa pública federal realizou a solenidade de assinatura da ordem de serviço e o lançamento da pedra fundamental do seu novo Complexo Operacional na cidade. A sede atual será demolida para a construção do novo empreendimento, que ficará na Rodovia Celso Garcia Cid, 900, no Jardim Portal de Versalhes I.

No total, o investimento inicial na obra será de R$ 52,6 milhões, em recursos federais, e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2026, dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A empresa responsável pelos trabalhos será a Pilotti Engenharia, que terá 10 meses para concluir a elaboração do projeto e 16 meses para construir o novo edifício.

Contabilizando 20,8 mil m2 de área operacional, a nova unidade prosseguirá atendendo 195 municípios da região de Londrina, e será o local de trabalho de quase 300 empregados dos Correios. O objetivo principal da iniciativa é trazer ainda mais eficiência ao funcionamento do complexo, proporcionando um ambiente de melhor qualidade aos trabalhadores que lá atuam. Entre as melhorias a ser implementadas, estão placas de captação solar, equipamentos para a captação da água da chuva e maquinário para a automatização das operações.

O edifício abrigará unidades de tratamento, logística e distribuição de cartas e encomendas, além de áreas administrativas e de apoio. Durante o período de obras, esses trabalhos serão realizados em um edifício alugado pelos Correios, localizado em Cambé. Além disso, a agência da empresa que funcionava na unidade foi transferida, em outubro, para outro ponto, localizado na Avenida Arthur Thomas, onde deverá permanecer de forma definitiva.

Conforme o superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim, o edifício onde ficará o novo complexo foi adquirido pela estatal em 2001, e se encontrava obsoleto, necessitando de melhorias.

“Só temos a agradecer ao Governo Federal por realizar esse gesto de reconstrução dos Correios, que não recebiam investimentos fazia muito tempo. Além dos quase R$ 53 milhões alocados inicialmente, essa obra receberá outros investimentos voltados à automatização do prédio. A melhoria para a população será no fluxo e nos prazos de entrega dos objetos. Com melhores condições de logística, as encomendas poderão chegar ainda mais rápido e com mais qualidade ao seu destino”, destacou.

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, frisou que os Correios são uma empresa com séculos de história, e estão presentes em terras londrinenses desde o nascimento da cidade. “Parabenizo a empresa por essa grande conquista, e lembro que os Correios por pouco não foram privatizados, o que teria sido um grande prejuízo para a sociedade brasileira. É uma empresa formada por trabalhadores muito dedicados, e que vai crescer cada vez mais”, afirmou.

A diretora de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Liz Rodrigues, participou da cerimônia representando o secretário municipal de Governo e procurador-geral do Município, João Luiz Esteves. “Os Correios são um parceiro muito importante para a Prefeitura, e recentemente a empresa firmou um acordo com a Secretaria de Governo para oferecer capacitações a microempreendedores locais que querem exportar seus produtos. Além disso, temos feito reuniões para ampliar ainda mais as parcerias do Município com a estatal”, disse Rodrigues.(N.Com)