Faltando pouco mais de dois meses para vencer o prazo de conclusão da obra da trincheira no cruzamento da avenida Leste-Oeste com a Rio Branco, na área central de Londrina, a obra está mais cara, porém, também mais barata. O município oficializou nesta terça-feira (20) o nono e décimo aditivos no contrato, sendo financeiros. Com o aval das secretarias municipal de Obras e Pavimentação e Gestão Pública, o projeto ficará com um custo extra de R$ 1,9 milhão.

É R$ 1,2 milhão em relação à planilha original e R$ 687 mil sob as demais alterações de reajuste e reequilíbrio do contrato. No entanto, também nesta terça foi avalizada uma supressão de R$ 3,2 milhões, de serviços que inicialmente estavam previstos, mas não precisaram ser executados. “Os dois (aditivos) seguiram a orientação técnica da secretaria de Obras, porque não vamos fazer um serviço que esteja se mostrando desnecessário, mas tem que se executar aquilo que, na evolução da obra, a secretaria de Obras entendeu que era importante”, explicou Fábio Cavazotti, secretário municipal de Gestão Pública.

Com as atualizações o valor final da obra está em R$ 33,5 milhões, sendo R$ 8 milhões a mais em relação ao montante inicial anunciado pelo Executivo londrinense no dia da assinatura do vínculo com a empresa terceirizada, em dezembro de 2020. "Como secretário de Gestão Pública entendo que é um ajuste que a secretaria de Obras fez na execução do projeto por razões técnicas e que acabou barateando a obra em R$ 996 mil", defendeu.

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Já o incremento de valor foi justificado pela empreiteira, que tem sede em Curitiba, “pela necessidade de adequação de itens da planilha de medição motivada por alterações de projeto necessárias durante ou antes da execução de alguns serviços”. Entre as modificações quantitativas e qualitativas citadas no documento, que a FOLHA teve acesso, estão intervenções de terraplanagem, drenagem, vigas pré-moldadas, pavimentação e cortina de contenção.

No arquivo também é ressaltando o período de quatro meses solicitados pela empresa para finalizar os trabalhos. “O contrato foi prorrogado devido à impossibilidade de término no prazo anterior, com a contratada apresentando as seguintes justificativas: material mais resistente à escavação que o previsto entre as estacas das cortinas e no túnel, serviços extraordinários indispensáveis, chuva em excesso, aumento do DMT para material escavado.”

EVOLUÇÃO

A construção teve início em janeiro de 2021 e deveria ter ficado pronta no mesmo mês do ano passado. No entanto, houve prorrogação para julho e dezembro de 2023 e a última para abril deste ano. Medição realizada pelos técnicos da prefeitura, no final de janeiro, aponta que foram executados 83,65% dos serviços. Ou seja, a média de evolução até abril terá de ser de 5,45% para que não haja nenhum outro adiamento. Nos últimos 25 meses este percentual tem sido, em média, de 3,34%.

Em dezembro, o município liberou a passagem dos veículos pela avenida Rio Branco, incluindo o trânsito pelas marginais. Os operários têm concentrado os trabalhos no túnel, que vai ser utilizado por quem está na Leste-Oeste sentido bairro-centro e centro-bairro. Um lado das pistas está sendo pavimentado. (Colaborou Jéssica Sabbadini)

Atualizada às 10h43 de 21/02/2024