Com o objetivo de proporcionar oportunidades de aprendizado ao público londrinense,

A Organização da Sociedade Civil Clube das Mães Unidas, localizada na zona leste de Londrina, realiza a divulgação de cursos profissionalizantes para diversas áreas. Por meio de um Termo de Colaboração firmado com a secretaria municipal de Assistência Social, o Clube disponibiliza 172 vagas para 11 cursos. As inscrições podem ser realizadas até a próxima quinta-feira (28), via formulários on-line.

Segundo a assistente social do Clube das Mães Unidas, Danielle Godoi, por meio dos cursos, o público tem a possibilidade de desenvolver suas potencialidades e, assim, ter condições de gerar trabalho e renda. “Através da oferta da capacitação profissional objetivamos proporcionar à população condições de minimizar as vulnerabilidades sociais atreladas ao desemprego e ausência de renda”, frisou.

Entre as opções estão os cursos de informática básica, tortas e doces finos e tranças africanas.

O curso de informática básica, ministrado pela instrutora Maria Betania Barbosa da Silva, busca proporcionar aos alunos aprendizados de forma rápida e prática, partindo do essencial da informática e desenvolvendo habilidades para manusear um computador e seus programas.

A capacitação, composta por dez aulas realizadas às terças e quintas, das 14h às 17h, é dividida em três módulos. O primeiro se refere ao aprendizado sobre o sistema operacional do Windows. Já o segundo irá trabalhar com o entendimento do pacote Office básico. Por fim, o terceiro módulo é voltado para o editor de texto Word. Para se inscrever, basta acessar o formulário online

De acordo com Betania, o desenvolvimento do curso é conduzido por aulas expositivas e de laboratório através de exercícios propostos em aulas presenciais com orientação na realização das atividades propostas. “Hoje em dia a informática faz parte de várias outras profissões. Então, é muito importante a pessoa ter esse conhecimento e se capacitar para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, contou a instrutora.

Outra capacitação ofertada é de tortas finas, que será ministrada pela instrutora de confeitaria Marcia Regina Mendonça. A atividade busca capacitar alunos para o preparo de diversas tortas finas, compreendendo desde a manipulação de alimentos, montagem, massas e recheios, até orientações para comercialização.

Serão realizadas oito aulas, nas quintas e sextas, das 8h30 às 11h30. Participantes poderão aprender, de forma prática, o modo de preparo, finalizações, dicas de armazenamento e precificação de tortas como, por exemplo, torta de Ferrero Rocher, torta alemã, torta de maracujá com chocolate, torta banoffe, entre outras. A inscrição pode ser feita por meio deste formulário.

Já o curso de tranças africanas, ministrado pela instrutora Gesilaine das Graças Pereira, busca capacitar alunos com as técnicas para realizar tranças nagô. Durante 15 aulas, realizadas nas terças, quartas e quintas, das 19h às 22h, os participantes poderão entender sobre a história da trança nagô. Além disso, o curso também irá trabalhar com o básico para iniciantes, dividido em dois módulos, com conteúdos envolvendo alimentação com jumbo, simetria e acabamento, tranças camufladas com jumbo e, por fim, a prática profissional para trancista.

“A importância do curso se dá por aproximar a comunidade ao Clube das Mães Unidas e que, através de um novo conhecimento, também haja a geração de renda para as famílias”, afirmou Pereira. Para realizar a inscrição para esta modalidade, basta preencher o formulário online.

Mais informações sobre os outros cursos:

Sanduiches para festa – 14 Vagas

Objetivo do curso: Dominar as técnicas de preparo de sanduíches.

Carga horária: 12 horas (4 aulas)

Dias e Horários de aula: 4ª feira das 14h às 17h

Link: https://forms.gle/AW6nHzUuvxDeLRVq9

Molhos e temperos a base de pimenta

Objetivo do curso: Capacitar pessoas a produzirem temperos e molhos de pimenta sem aditivos e conservantes químicos, produzido artesanalmente de forma segura e natural.

Carga horária: 6 horas (2 aulas)

Dias e Horários de aula: 5ª e 6ª 14h às 17h

Link: https://forms.gle/2o1Lti5HfrG8My3M9

Alongamento de unhas no molde f1 – 14 vagas

Objetivo do curso: Aprendizado em técnica de alongamento de unhas atual no mercado com gel e molde F1.

Carga horária: 27 horas (9 aulas).

Dias e Horários de aula: 6ª das 14:00h às 17:00h

Link: https://forms.gle/pRKMno7jU1ymbYPUA

Alongamento de unhas em fibra de vidro – 14 vagas

Objetivo do curso: Você aprenderá como fazer alongamento das unhas das mãos, utilizando técnicas de aplicação de fibra de vidro.

Carga horária: 27 horas (9 aulas)

Dias e Horários de aula: 5ª feira das 14:00h às 17:00h

Link: https://forms.gle/eUJyCXptqr8dNiKJ6

Depilação – 14 vagas

Objetivo do curso: O curso Depilação tem como objetivo capacitar o participante para a realização da depilação corporal, utilizando técnicas e produtos adequados, com o objetivo de satisfazer as condições de higiene, saúde e bem-estar do cliente

Carga horária: 51 horas (17 aulas)

Dias e Horários de aula: 2ª e 3ª feira das 8:30h às 11:30h

Link: https://forms.gle/xCB6vEQWCMsoRxP16

Designer de sobrancelha – 12 vagas

Objetivo do curso: O curso tem objetivo capacitar o profissional para desenhar sobrancelhas através da retirada de pelo com o método da pinça e sua correção henna ou lápis identificando o modelo mais adequado a cada formato de rosto considerando características pessoais, estilos e tendências.

Carga horária: 45 horas (15 aulas)

Dias e Horários de aula: 4ª e 6ª feira das 14:00h às 17:00h

Link: https://forms.gle/VmHFAzQ2cZapivcA9

Pequenos reparos hidráulicos – 25 vagas

Objetivo do curso: O curso tem como objetivo, trazer de forma simples e direta o passo a passo da manutenção hidráulica, identificação e conserto de pequenos vazamentos, facilitando o dia a dia e possibilitando a geração de trabalho e renda.

Carga horária: 6 horas (2 aulas)

Dias e Horários de aula: 2ª e 3ª feira das 19h às 22h

Link: https://forms.gle/RmCatsMXJ7wB1ctN7

Formando garçons acima da média – 25 vagas

Objetivo do curso: Instruir os alunos no tocante a arte de servir visto a mesma vir a ser uma promissora área profissional, visando capacitá-los para o mercado de trabalho.

Carga horária: 20 horas (20 aulas)

Dias e Horários de aula: 2ª 5ª e 6ª feira das 14:30h às 16:30h

Link: https://forms.office.com/r/Ef2tzSLZXL

(Com informações do N.Com)