Foi inaugurado ontem em Cascavel o novo Fórum da Comarca. O prédio, localizado na Avenida Tancredo Neves, onde antes era a sede da empresa Giombelli Máquinas Agrícolas, passou a abrigar toda a estrutura do Poder Judiciário da Comarca, que há vários anos sofria com a falta de espaço. A solenidade de inauguração faz parte das comemorações do 46º aniversário de Cascavel.
A solenidade contou com a presença do governador Jaime Lerner (PFL), do desembargador Henrique Chesneau Lenz César, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, e dos secretários de Estado Ibrahim Faiad (Gabinete) e Eduardo Sciarra (Indústria e Comércio), ambos cascavelenses.
A nova sede foi comprada por R$ 3,7 milhões há sete meses, mas o prédio teve que passar por algumas reformas, que custaram R$ 16 mil. São 5.980 metros quadrados de área construída.
O diretor do Fórum, juiz Paulo Roberto Hapner, observa que a estrutura da Comarca compreende nove varas de Justiça e dois juizados especiais. Devido à falta de espaço no prédio antigo, construído em 1975, a Vara da Infância e da Juventude e os juizados especiais Cível e Criminal funcionavam em outro local.
Outra vantagem da centralização dos órgãos da Justiça, segundo Hapner, é em relação ao atendimento ao público, que se tornará ‘‘mais ágil e simplificado’’. O prédio tem condições de abrigar a Vara de Execuções Penais, que deverá ser criada a partir da conclusão das obras da Penitenciária do Estado. Outras duas varas cíveis e duas criminais, pleiteadas para a Comarca, exigirão novas adequações do prédio.