A beleza das flores dá o tom da paisagem na zona leste de Londrina e virou cartão postal para fotos. O canteiro de girassóis voltou a ser atração na avenida Robert Koch, perto do cruzamento com a avenida Máximo Peres Garcia. É a terceira vez desde 2018 que o terreno de dez mil metros quadrados fica colorido e chama a atenção de quem passa. “Duas vezes tentei plantar, mas não deu certo. Por conta do calor a semente ‘cozinhou’ e quando nasceu, nasceu ruim”, comenta Ivanilda Luzia Soldorio.

Apaixonada pela natureza, a bióloga aposentada é a responsável por promover o espetáculo das flores. Ela conta que, desta vez, o clima também acabou influenciando no resultado final. “Entre o ano passado e este ano o calor estava muito forte. Por isso, não cresceram uniforme”, conta. “Mas sejam bem-vindas aquelas que vieram”, celebra.

O pai de Ivanilda chegou ao Norte do Paraná na década 1950, quando o município era tomado pelos pés de café. “O lado ecológico veio comigo há 13 anos”, relata. A família tem outra grande área perto de onde estão os girassóis, de aproximadamente 4.600 metros quadrados, que recebe cuidado especial. “É uma área reflorestada, de mata ciliar, que plantei orientada pelo IAT (Instituto Água e Terra). A natureza responde: vêm mais pássaros, o ambiente fica em harmonia”, destaca.

A ideia de semear o girassol no espaço que costumeiramente fica vazio foi levar alegria para as pessoas. “Nunca se vê uma pessoa triste no campo de girassol. Ou se alegra no momento que vê ou na hora que está lá dentro. Minha vontade foi encantar as pessoas. Gosto de deixar o terreno bonito. É uma área dentro do centro urbano e não pode ser plantada nenhuma cultura”, afirma.

REPERCUSSÃO NA INTERNET

O campo florido viralizou nas redes sociais e têm atraído moradores de diversas regiões e até de outras cidades. O perfil da Prefeitura de Londrina, por exemplo, compartilhou um vídeo mostrando o local. Os comentários foram todos positivos, com relatos de mães que levaram os filhos para conhecer e comentários de internautas convidando amigos para irem ver. Páginas de influenciadores digitais da cidade também têm divulgado.

Mesmo aqueles que são avessos a fotos param para contemplar os girassóis, que ganham ainda mais brilho no amanhecer e aos finais de tarde. “Fui no mercado e na volta parei para ficar observando. É muito bonito, ainda mais por ser na cidade, não num lugar afastado. É lindo de ver e muda até o dia da gente. As pessoas agora precisam ajudar a cuidar”, pede o aposentado Odair Lopes.

PROJETO

Se depender de Ivanilda, o terreno sempre terá flores. Ela já planeja fazer um novo plantio em setembro. “Tenho vontade de plantar lavanda, mas talvez não se adapte ao clima, o que vou estudar. Quero sempre as pessoas felizes, tinha um pedaço de cerca lá em cima e pedi para meu irmão arrancar para que o acesso ficasse melhor”, diz. “É gratificante poder ter o campo florido. Vou andar por ele e as pessoas se perguntam quem fez, conto que sou eu e vejo os sorrisos. Isso não tem dinheiro que pague. Se depender de mim e se Deus permitir, todos os anos as pessoas vão ter o campo florido”, garante.