O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realiza uma campanha para arrecadação de potes de vidros em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. Os potes serão usados para armazenamento de leite do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário. Todas as unidades têm pontos de recolhimento de potes, panfletos explicativos e cartazes para a divulgação da campanha, que segue até o fim de agosto.
A população pode ajudar na campanha doando potes de vidros, com bordas largas, sem pinturas no vidro e com tampas plásticas, como os produtos de café solúvel ou de conserva de palmito. Segundo a nutricionista do Nasf, Franciele de Souza, caso a pessoa tenha o pote de vidro mas apenas tampas de alumínio, os potes poderão ser doados, mas as tampas devem ser descartadas.
"Doando para o Banco de Leite mais mães poderão se tornar doadoras e mais leite poderá ser coletado. É uma maneira sustentável de ajudar os bebês e o meio ambiente", afirmou.
O BLH de Londrina utiliza diariamente cerca de 200 potes para distribuir às mães doadoras, enquanto outros 200 passam pela esterilização e mais 200 são recolhidos com leite. Em média, as mães utilizam dois frascos de 500 gramas semanalmente.
"O leite materno é importante para qualquer bebê, mas para os prematuros é essencial. Eles são os receptores prioritários do Banco de Leite, pois são bebês que precisam de mais cuidados, mais atenção e têm mais dificuldades para conseguir sugar no peito. Além disso, as mães desses pequenos geralmente estão em situação de estresse e preocupação, o que interfere na quantidade de leite produzido por elas", explicou a coordenadora responsável pelo BLH, Márcia Maria Benevenuto de Oliveira.
O Banco distribui leite materno para as unidades de Terapia Intensiva Neonatal do HU, dos hospitais Infantil, Evangélico, Coraçãozinho, da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, além de instituições de Rolândia e de Cornélio Procópio. Segundo os dados oficiais da Rede de Banco de Leite Humano, de janeiro até junho deste ano, na Maternidade, 705 bebês receberam o leite doado e 204 mulheres fizeram a doação do alimento. No Evangélico foram 372 recém-nascidos que receberam o leite e 165 mães que doaram. Já no Banco de Leite 899 bebês foram alimentados com o leite doado e 1.728 mulheres doaram.

MÃES
As mães que desejam se tornar doadoras de leite podem telefonar para o BLH - (43) 3371-2390 - ou ir até o banco, que funciona das 7 horas às 16 horas, de segunda a sexta-feira. As doadoras são orientadas pelos profissionais de saúde, que realizam uma visita domiciliar deixando dois potes de vidro semanalmente. Na semana seguinte, eles passam recolhendo e deixam mais dois recipientes. As doadoras devem congelar o leite doado, pois dessa forma ele tem durabilidade de 15 dias.
Após o recolhimento, o alimento é levado ao Banco de Leite, onde passa pelo processo de esterilização, pelo controle de qualidade e por exames microbiológicos. Depois de aprovado em todas as etapas, o leite está estéril e apto para a doação pelo período de 6 meses.
O Brasil é referência mundial em Bancos de Leite Humano com certificação Ouro em Excelência em Banco de Leite Humanos. Ao todo, são 220 Bancos distribuídos entre os estados brasileiros. A Rede Ibero Americana de Bancos de Leite Humano é coordenada pelo Brasil e com os demais países integrantes somam-se mais de 300 unidades receptores de leite materno.

SERVIÇO - Interessados em ajudar na campanha podem depositar os potes de vidro nos pontos de coleta da UBS mais próxima de sua residência ou pessoalmente no Banco de Leite, que fica na Avenida Robert Koch, 60, Vila Operária, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. A campanha segue até o fim de agosto e faz parte da 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM).